A Chica do Milho e os animais de estimação

 Curiosidades

 

Em setembro, uma história curiosa chamou a atenção no Distrito Federal. Uma galinha que havia sido comprada para um almoço teve seu destino mudado e virou a melhor amiga de uma família. Em meio a essa história, vamos falar um pouquinho mais sobre animais de estimação.

 

Os dois amorosos donos da Chica do Milho
[Crianças se divertem com a Chica do Milho. Imagem: Andreisa Alcoforado – G1 - Reprodução]



 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Maus-tratos aos animais: uma covardia

» Como funciona o abate humanitário?

» O que os veganos vestem?

 

A HISTÓRIA DA CHICA DO MILHO

 

De acordo com o G1, a funcionária pública Andreisa Alcoforado comprou uma galinha e faria o almoço da família. A galinha chegara em uma caixa, que seria aberta pelo filho de cinco anos e, com isso, o animal fugiu. O menino e sua irmã, de oito anos, não deixaram o animal ir para a panela e adotaram o bichinho.

 

Depois da adoção, a galinha ganhou um colar cor-de-rosa e o nome de “Chica do Milho”. Ainda segundo essa mesma reportagem, cada dia vem uma história nova, e só as crianças acham os ovos que a Chica bota.

 

QUAIS ANIMAIS SÃO DE ESTIMAÇÃO?

 

Alguns comentários nas redes sociais sobre a notícia chamam a atenção, como pessoas que comentam que as crianças ficaram amigas da comida ou expressões similares. As crianças não ficaram amigas da comida simplesmente porque elas e a mãe definiram que a galinha não é comida, mas o animal de estimação da família.

 

Muitas pessoas entendem apenas cães como animais de estimação, mas há povos, como indígenas ao longo da história, ou alguns chineses que comem carne de cachorro. Na verdade, animal de estimação é aquele que é criado e cuidado por seres humanos como sua companhia, dentro de sua casa ou em seu jardim, sem a finalidade de alimentar-se da carne daquele animal.

 

Vários animais podem ser de estimação. Vamos listar alguns deles: cães, gatos, galinhas, patos, perus, pássaros nascidos em cativeiro, hamsters, peixes, codornas, coelhos, alguns tipos de porcos que não crescem, por exemplo. O que proíbe de se ter um animal como sendo de estimação são leis municipais (como código de posturas), convenções de condomínio ou esse animal ser proibido fora de viveiros especiais por suas particularidades, ou não poder ser criado fora da natureza (como uma arara ou um tucano).

 

CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E CUIDADOS COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

 

Todos os animais que possam ser criados pelo ser humano sem serem agressivos demais, gerando riscos à integridade física, podem ser considerados como sendo de estimação. Dentre esses diversos animais, é importante pensar que, para quem quer animais vivendo dentro de casa, não podem ser muito grandes. Um cachorro, gato, galinha ou passarinho podem se adaptar bem e não exigir muito espaço.

 

Já para quem possui mais espaço ou até um sítio, pode pensar em ter uma vaquinha, um peru ou um cavalo. Esses animais são maiores e não se sentiriam confortáveis com pouco espaço em uma casa, sendo até mesmo inviável para eles.

 

A principal vantagem de um animal de estimação, para crianças e até para adultos, é o senso de amizade e de responsabilidade. Aquele animal depende de você para viver bem e exige cuidado, com água, comida adequada e medicação se ficar doente. Enquanto os animais comuns e de mesma espécie são ariscos, um animal de estimação apresenta confiança no ser humano e retribui seu carinho aceitando movimentos de agrado pelas pessoas, desde que nos locais corretos.

 

Por outro lado, é preciso entender que animais possuem instintos específicos, e são seres vivos, apresentando seus comportamentos naturais e que não vão mudar mesmo que sejam de estimação. Quem desejar ter o animal, terá de respeitar isso. Uma galinha irá dormir com o escuro, mas fará uma festa e irá cacarejar um tempão ao botar um ovo. Um cachorro, com seu senso de presença e ameaça, irá latir quando perceber outras pessoas. Um gato irá arranhar coisas de pano em casa. Todos os animais irão fazer xixi e cocô em algum lugar e será preciso limpar.

 

A FOFURA E OS CUIDADOS COM COELHOS

 

Falando em animais de estimação, os coelhos são animais muito bonitos e símbolos de fertilidade e vida nova. Na postagem que sugerimos a você, na barra azul logo abaixo 👇, você pode saber mais detalhes sobre esses animais e como cuidar deles.

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários