Curiosidades
O modal aeroviário possui extrema
importância dentro do contexto de um sistema de transporte, seja para o
transporte de passageiros a médias e longas distâncias, onde seria extremamente
cansativo ou mesmo inviável seguir unicamente com o modal rodoviário, seja para
o transporte de alguns tipos de cargas. Em regiões mais isoladas de nosso país,
apresenta uma forma mais ágil de transporte do que navios, por exemplo. Nem
todos os terminais de transporte aeroviário são aeroportos, cuja distinção você
encontra logo a seguir.
[Imagem: África 21 Online] |
Imagine uma pista qualquer onde aviões
pousam e, em terra firme, só encontram instalações de banheiros e uma
barraquinha. Nesse caso hipotético, temos um aeródromo. Somente teremos um
aeroporto caso tenhamos uma torre de controle monitorando o sentido dos ventos
e outras variáveis meteorológicas, sendo esta primeira fundamental na concepção
e operação de um aeroporto. De maneira análoga, temos heliportos e helipontos.
As pistas de aeroportos devem ser
construídas segundo a direção predominante dos ventos. Caso ela inexista, se
faz necessário construir mais de uma pista, abrangendo direções diferentes,
sejam elas interceptantes ou formando um ‘V’. Esta é uma condição a ser
analisada, e, obrigatoriamente deve ser construída mais de uma pista, neste
caso. Já a operação é feita nesta(s) direção(ões), apenas sendo alterado o
sentido quando os ventos assim se dispuserem, pois pousos e decolagem ocorrem
sempre no sentido oposto ao vento naquele momento.
Sempre estarão dispostos nos extremos da
pista de um aeroporto alguns números. Estes valores representam o azimute
daquele sentido, após arredondamento. Conforme diz a Topografia e as Ciências
Geodésicas em geral, azimute é o menor ângulo entre o alinhamento e a direção
Norte.
Para a construção de um aeroporto, além de
fazer estudos de demanda e capacidade, se deve atentar para a sua localização.
De maneira ideal, deve ser construído em local plano que esteja a pelo menos 10
km (dez quilômetros) distante dos limites da zona urbana. Isso é necessário
para evitar problemas como ruído elevado em residências vizinhas, permitir
expansão de aeroportos, atender a zonas restritivas em torno do aeroporto,
evitar edificações de porte elevado que poderiam vir a atrapalhar a operação.
Nem sempre estas condições ideais acontecem, e o que se vê são aeroportos que
até podem ter surgido em zona desocupada, mas que foram praticamente
‘fagocitados’ pela mancha urbana.
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