Transformando um HD interno em externo

 Tecnologia

 

O armazenamento de dados nos computadores é feito por dispositivos chamados HDs (discos rígidos) ou, nos computadores mais novos, nos SSDs (unidades de estado sólido). Esses dispositivos seriam análogos aos nossos cérebros, para os computadores, sendo, portanto, muito importantes.

 

A comparação para por aqui, pois ainda não saímos transplantando cérebros, mas com HDs é possível fazer, transformando HDs internos em externos. Quer saber como isso funciona e para que serve? Vamos explicar a seguir.

 


Um HD externo Toshiba
[HD Externo (figura ilustrativa). Imagem:  janeb13 / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Que tal comprar um terreno no metaverso?

 

» Você já viu algum tipo de spoofing?

 

» Você já respondeu algo no Yahoo Respostas?

 

 

COMO TRANSFORMAR HD INTERNO EM EXTERNO?

 

Para transformar um HD interno em externo, é preciso removê-lo do computador e colocá-lo em um case específico, onde o mesmo fica abrigado e fica acessível por um cabo USB para leitura e transferência de dados. Esse case pode variar de preço, podendo ser encontrado pelo valor de R$ 70,00.

 

A leitura dos dados pode ser feita em outros computadores, ou, eventualmente, em celulares que tenham os carregadores Tipo C. Algumas TVs até abrem os HDs externos como esse, mas não leem os arquivos.

 

POR QUE FAZER ISSO?

 

Há casos em que algum problema inesperado (ou esperado, mas mesmo assim você estava desprevenido para comprar outro) acontece com seu PC, principalmente notebook, e você fica sem computador para trabalhar ou estudar. Retirar seu HD e levar para poder usar seus dados em outro computador emprestado pode salvar seu trabalho e dar um tempo para resolver o conserto, ou mesmo salvar em outro local. Isso pode ajudar a manter dados até a compra de um novo computador, caso for a opção mais viável.

 

USAR MEU HD ATUAL OU COMPRAR UM EXTERNO PRONTO?

 

São duas opções para momentos diferentes. Quando você transforma um HD interno em externo, busca salvar dados enquanto encontra uma solução. No caso de precisar de espaço de armazenamento adicional, melhor comprar um novo, pois haverá menos tempo de uso e desgaste.

 

Tanto HD externo novo como usado e com case exigem cuidado no manuseio. Não se pode fazer movimentos bruscos para evitar corromper arquivos, já que há um disco interno. É o mesmo cuidado com o computador em si, mas que vale lembrar porque o HD externo está mais exposto, mais frágil e pode cair ao menor descuido.

 

Há alguns aparelhos especiais de HDs externos que unem dois ou mais HDs num mesmo dispositivo. Esse recurso seria interessante porque salva os dados nos HDs diferentes ao mesmo tempo, criando uma redundância e mantendo os dados caso um falhe.

 

OUTROS DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO

 

Além dos HDs, quando você está apenas buscando um recurso adicional para salvar dados, pode optar por outros dispositivos. Atualmente, há pen drives de 1 TB, o que é uma memória considerável. Para se ter uma ideia, os computadores atuais estão vindo com SSDs de 128 MB a 512 MB e HDs de até 1 TB, ou seja, há pen drives muito poderosos.

 

Para quem faz uso profissional ou tem volumes muito grandes de dados, pode ser uma opção interessante usar assinaturas de nuvem. Não há um dispositivo físico para o usuário guardar, isso fica por conta da empresa de nuvem, e qualquer computador permite o acesso remoto.

 

IMPRESSORAS HP E O FIM DO ADOBE FLASH PLAYER

 

Sabe qual a relação entre o fim do Adobe Flash Player e alguns modelos de impressoras HP? Confira na nossa sugestão de leitura👇🏻:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Alternativas à Central de Soluções HP

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários