Saiba mais sobre o Spoofing

 Tecnologia

 

A vida digital exige alguns cuidados para que não caiamos em golpes. Um desses golpes, do qual você já pode ter visto ou, infelizmente, caído, é o spoofing. Vamos saber mais sobre isso?

 

 

Cuidado para não cair em spoofing, hein?!
[O lado escuro da internet são os golpes. Imagem: Innova Labs / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Privacidade dos destinatários do e-mail

 

» Alô?! Só um instante...

 

» Clickbait

 

O QUE SIGNIFICA SPOOFING?

 

Como vários nomes na área de tecnologia, spoofing vem do inglês spoof, que quer dizer fingir ou imitar. A ideia desse tipo de golpe é imitar algo original (uma página oficial, um e-mail, um site, etc.) a fim de coletar informações e obter dinheiro ou fazer ações em nome de uma pessoa.

 

Quando as imitações são bem feitas do ponto de vista estético, deixam outros rastros. Um desses rastros é o URL (o endereço no navegador, com https:// ou http://), que não é como o do site original. Outro aspecto é pedir dados como RG e CPF em locais não usuais (como por e-mail).

 

O SPOOFING DO E-MAIL PARA MIM MESMO

 

Falando em e-mail, há muitas pessoas que o usam como uma forma prática de enviar arquivos de um dispositivo para outro sem fio, mandando um e-mail como anexo para si mesmo. Isso era mais comum antes da popularização da nuvem, mas ainda pode ocorrer e, nesses casos, o dono do e-mail sabe que fez esse envio.

 

E quando vem um e-mail com o meu endereço, para mim mesmo, mas não fui eu quem escreveu? Esse fato acaba gerando uma curiosidade, mas é bom ficar de olho.

 

Segundo informações de um fórum da Microsoft, detentora do Hotmail e Outlook, o spoofing de e-mail, ou seja, aquele e-mail para você mesmo sem que você tenha enviado, é uma tentativa de golpe, mas não significa que sua conta foi invadida, ou seja, pode ser feito sem esse acesso.

 

Em alguns casos, esses e-mails vão parar diretamente na caixa de spam. Caso não sejam direcionados para os e-mails suspeitos, ou mesmo estando lá, é importante reportar tentativa de fishing ao provedor, o que ajuda a bloquear o real remetente da tentativa de golpe. Por fim, mesmo não sendo uma invasão de conta, é importante trocar periodicamente de senha.

 

É MUITO SPAM!

 

Você quer entender por que sua caixa de Spam está sempre cheia? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende um pouco mais sobre como isso acontece:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Por que recebo tanto Spam?!

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários