Alô?! Só um instante. 📞

 Tecnologia

 

Há algum tempo, os Procons estaduais lançaram serviços de bloqueio de telemarketing. Houve a percepção de redução do número de chamadas indesejáveis com o passar do tempo, mas novamente, mesmo com o cadastro, voltam a acontecer ligações incômodas às pessoas. A forma com que essas ligações ocorrem é que está sendo fruto da tecnologia, e você vai saber como que isso está acontecendo logo a seguir.

 

 

E lá vai esperar para ver o que é
[Mais uma pessoa atendendo a ligação. Imagem: Ernesto Eslava / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» A ditadura digital e a era dos dados

 

» Bloqueio de telemarketing

 

» Afinal, para que servem os drones?

 

A CHAMADA, PELAS PESSOAS QUE RECEBEM

 

De repente, um número desconhecido liga para você. Como pode ser algum assunto importante, de trabalho ou pessoal, atende-se.

 

Quando você atende, a “pessoa” no outro lado da linha diz alô, sem se identificar, pede um instante e, em alguns casos, surge até aquela música de passar a chamada para outro telefone. Só que, se você ficou esperando, não chegou a nada, pois a ligação cai. Por vezes, ocorre mais de uma ligação em um mesmo dia, ou até na sequência.

 

O QUE ACONTECE NA CENTRAL?

 

Surgiu uma tecnologia de disparo automático que liga para vários telefones ao mesmo tempo. Quando um deles prossegue, todos os outros caem, pois há apenas um(a) atendente por trás de todas essas ligações, que podem ser de cobrança ou para a venda de produtos e serviços, ou seja, o bom e velho telemarketing com toques de eficiência.

 

Com essa tecnologia, otimiza-se o tempo do(a) atendente, pois não é mais necessário fazer manualmente cada uma das ligações. Esse(a) profissional só irá entrar em ação com uma ligação efetivada.

 

É importante observar que a eficiência é apenas para a empresa que possui esse mecanismo de disparo, pois consegue fazer mais ligações com menos atendentes. Para a pessoa física comum, é um desperdício de tempo enorme, pois fica na expectativa de ser um assunto de seu interesse, e até uma frustração, pois a ligação se encerra sem que saiba do que se trata.

 

O QUE FAZER?

 

De acordo com reportagem do Jornal “O Globo”, deve-se realizar o registro nos Procons do ocorrido. Esse registro ajuda a gerar estatísticas e promover regulamentação a respeito, ainda inexistente de forma específica (pode-se tipificar o abuso de algumas formas e enquadrar no código de defesa do consumidor, mas não há menção específica sobre a prática dos disparos).

 

Alguns consumidores também fazem registros dessa prática por outras vias, como o site Reclame Aqui. Há várias reclamações falando das sucessivas chamadas abortadas.

 

O telemarketing é uma ferramenta importante para empresas oferecerem suporte aos seus clientes, solucionando problemas. Por outro lado, é necessário rever essa forma de prática invasiva.

 

FALANDO EM OTIMIZAÇÃO

 

A depender da sua atividade pessoal ou profissional que dependa de grupos, você pode preferir enviar mensagens por e-mail, com o mesmo conteúdo, mas a pessoas diferentes. Há uma forma de otimizar o seu tempo e manter a privacidade do envio: na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode saber mais como fazer:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Privacidade no e-mail

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários