Afinal, para que servem os drones?

Curiosidades


Os drones são equipamentos de pequeno porte que realizam voos monitorados por controle remoto, com uma estrutura com hélices no plano horizontal, como as de um helicóptero. Dentre outras funções, como a divertida propaganda do Mercado Livre, servem para "Estar no topo da montanha sem estar no topo da montanha, o que é muito importante!" e para mais algumas coisas que vamos ver nas próximas linhas.

[Imagem: lukasbieri/Pixabay]


AEROLEVANTAMENTO


Para realizar levantamentos de pequenas áreas, utiliza-se técnicas de topografia. Para áreas maiores, parte-se aos voos aerofotogramétricos ou sensoriamento remoto por imagens de satélite. Fazer planos de voo e usar monomotores para aerolevantamento de áreas é algo que vem perdendo espaço e dando lugar ao uso de drones.

VÍDEOS AÉREOS E FOTOGRAFIA


No caso dos aerolevantamentos, existem fins técnico-científicos para a obtenção e tratamento das imagens, de forma que as mesmas possam ser utilizadas para mapeamento. Por outro lado, existe a possibilidade de uso artístico e cultural de imagens.

Se uma vez era necessário um equipamento enorme como um helicóptero para captar imagens aéreas de locais mais isolados, ou florestas, ou mesmo paisagens quaisquer, isso é possível com drones dotados de câmeras. Aquelas belíssimas imagens de programas de viagens, como algumas edições do Globo Repórter, usam bastante desse recurso.

FUNÇÃO MILITAR


Os Estados Unidos da América possuem drones monitorando locais específicos do planeta. Durante esse ano, houve uma questão diplomática com o Irã em função de o mesmo ter abatido esse drone, que sobrevoava o Estreito de Ormuz. Segundo as regras do espaço aéreo, toda aeronave precisa ser autorizada pelo país correspondente para circulação, exceto em espaço internacional, que era o suposto posicionamento que os EUA apontam como sendo o do aparato.

ATRAPALHAR OS AVIÕES NOS AERÓDROMOS


Pássaros e drones são um problema nos entornos de aeródromos/aeroportos. Os aviões a jato podem digerir animais e coisas pequenas, causando um grave acidente.

Por isso, medidas de controle tanto de animais como de drones e outros objetos são fundamentais para a segurança nos voos. Quem desejar usar seu drone, deve fazê-lo em locais e altitudes que não interfiram na rota das aeronaves.

RECREAÇÃO


O drone é um objeto tecnológico curioso, afinal mistura os atributos de outros brinquedos comandados por controle remoto e o voo. Apesar de ser interessante buscar diversão para as crianças com coisas mais simples, pode ser interessante integrar o drone em uma brincadeira ao ar livre, como uma opção a mais.


👉 E ainda mais para você: Que tal comer os pratos depois da refeição?


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários