Inovações nos caixas eletrônicos


Tecnologia


É tendência o aumento do número de transações bancárias por cartões ou outros meios eletrônicos. Entretanto, ainda se faz necessário movimentar dinheiro por meio de caixas eletrônicos, seja para saques em compras mais vantajosas à vista e em dinheiro vivo. Há algum toque de insegurança nisso, mas é assim que funciona...

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/04/CaixasRecicladores.Tecnologia.html
[Imagem: Banco 24horas]



Para facilitar os depósitos e saques em dinheiro ou cheque, novidades foram surgindo nos últimos tempos. A mais recente delas consiste na nova ferramenta de depósito em dinheiro. Se antes era necessário colocar as notas em um envelope, preencher os campos pedidos, selar o papel e digitar tudo novamente, o processo ficou mais simples.

Os caixas eletrônicos estão passando a dispor de máquina que conta dinheiro (caixa reciclador ou ATM cash machine). No momento pedido, as notas devem ser soltas em pé e abertas. Em caso de problema na contagem, a máquina devolve o dinheiro e solicita novamente o processo de inserir os dados. E o mais importante: como a verificação de valor é automática, o dinheiro depositado cai na hora, e não mais após o fechamento seguinte da agência. Esse dinheiro pode, inclusive, ser utilizado pela máquina em nova operação de saque. Também se eliminam as operações de descarte por picotamento dos envelopes (pois contém informações pessoais) e validação de depósitos.

Além dessa grande inovação, outras foram surgindo ao longo dos últimos anos. As senhas de contas de banco, principalmente aquelas que eram em letras ou outras combinações, além de exigir a troca periódica (o que dificultava a memorização) foram trocadas por aspectos biométricos, como digitais ou leitura de pulsos. Isso trouxe praticidade e evitou certas formas de roubo de senha, visto que o usuário é a própria senha.

Anterior a essa novidade foi a instalação de monitores com toque em tela (touchscreen). Mais do que simples modismo, esse formato de navegação exige menor esforço do usuário para acessar as opções do caixa. Ainda há botões, que no geral são rígidos demais e geram erros de digitação, e o touchscreen trouxe a mesma melhoria na assertividade de digitação para os caixas.

Uma última inovação, quase tão recente quanto o contador automático é a opção de envio por e-mail de comprovantes. Isso evita impressões desnecessárias e serve também como comprovação do depósito.





GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários