Quer começar a programar e não sabe como?



Tecnologia

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO PELA HOSTINGER, que é uma empresa de Internet que atua em hospedagem de sites, registro de domínio e VPS no Brasil e no mundo. Caso você queira mais detalhes sobre assuntos mencionados no post: https://www.hostinger.com.br/tutoriais/11-sites-aprender-como-programar-de-graca/.   


Muitas pessoas querem saber como programar, ou são curiosas nessa arte, porém, diante de tanto material teórico e assuntos sobre esse tema, nunca tentaram aprender. Conhecimentos a respeito de programação são importantes, pois abrem portas para o mercado profissional, com bastante demanda.

Para quem ainda não sabe, programação é um dos aspectos mais importantes da Internet. É por causa dessa atividade que existem sites, softwares, sistemas operacionais, games e aplicativos diversos. É por meio de conhecimentos específicos sobre esse assunto, que o programador tem condições de criar e utilizar códigos para o funcionamento de sites.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/07/QueroComecarAProgramar.Tecnologia.GuestPost.html
[Imagem: Olhar Digital]




ONDE PODE ATUAR UM PROGRAMADOR


Em uma época em que empresas Startups estão entrando com tudo no mercado, a programação continua cada vez mais em alta. Como a Internet já se consolidou como uma grande influência no nosso dia a dia, a programação se torna uma boa alternativa de carreira profissional.  

Vale salientar também que, diante do crescimento dos dispositivos móveis, a criação de aplicativos para smartphones e tablets é um prato cheio para aqueles que atuam como programadores. Além disso, agências que atuam em áreas como publicidade e organização de eventos, também necessitam de profissionais que dominam esse tipo de conhecimento.

O mesmo vale para outras áreas profissionais, tais como clínicas médicas, escritórios de advocacia e estabelecimentos comerciais. Tais ambientes necessitam também de eficientes sistemas de rede.

DICAS PARA APRENDER A PROGRAMAR


Quem ainda é iniciante pode até ficar assustado diante de tantos códigos, linguagens e conceitos teóricos. Porém, vai perceber também que programar é um estudo muito interessante. Para aqueles que ainda estão iniciando e tendo o seu primeiro contato com programação, vale seguir algumas dicas bem básicas:

Comece pela lógica de programação


Toda e qualquer linguagem de programação, da mais fácil até mesmo a mais complexa, é baseada em conceitos bem definidos de lógica. O ato de programar requer entender como funcionam e onde se encaixam determinados códigos. Não por acaso, algoritmos e outros conceitos matemáticos constituem as ferramentas que fazem parte do repertório de todo mundo que trabalha com programação. Quer saber mais sobre isso? Leia o artigo sugerido sobre o Portugol (ao final deste post).

Sempre siga as etapas


Um erro frequente cometido por quem ainda está entrando no mundo da programação é estudar outro conteúdo sem ter aprendido completamente o anterior. Saber programar é como construir uma casa em que todos os tijolos devem estar devidamente colocados, sem pressa e com muita atenção.

Por isso, apenas siga em frente quando todas as dúvidas a respeito de um determinado assunto forem completamente sanadas. Dessa maneira você estará optando pelo modo correto de aprender.

Não deixe de fazer exercícios


A prática constante é essencial para consolidar qualquer tipo de conhecimento, não é mesmo? Saiba que em se tratando de programação, a situação não é diferente. Os exercícios são a parte fundamental para você colocar o seu conhecimento em prática, encontrar possíveis erros e ver onde estão as suas principais dúvidas.

Ao fazer as tarefas referentes à programação, você vai fixar o conteúdo estudado no curso que fizer, reforçando aquilo que aprendeu. Por isso, sempre reserve no seu dia-a-dia um tempo para as pesquisas e depois para os exercícios.

Saiba onde pesquisar


É possível encontrar um vasto material a respeito de técnicas de programação: há fóruns em redes sociais, vídeos com dicas interessantes e artigos dos mais variados. Fora da web também é válido procurar materiais, tais como livros e apostilas, mas eles podem estar desatualizados (é preciso ficar atento). Lembre-se que quando o assunto é aprender programação, é importante também exercitar o seu inglês. Quem segue nessa área e entra no mundo acadêmico, deve optar por artigos científicos publicados em congressos, porque eles acompanham melhor a velocidade das mudanças em tecnologia do que periódicos.

ENTENDA OS DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGEM


A construção de sites, games e sistemas operacionais é baseada na utilização de tais linguagens. Cada uma delas possui características específicas. Quando você for efetuar os seus passos iniciais na programação, opte por linguagens mais acessíveis para os novatos. Uma delas, por exemplo, é a Python.

A Programação é um conhecimento que envolve aprender algumas linguagens importantes. Sendo assim, vale citar algumas delas para facilitar os seus estudos:

Python - criada durante a década de 1990, conta com uma sintaxe clara e objetiva, o que a torna a preferida por aqueles estudantes que ainda estão iniciando.

C - criada nos anos 1970, ela é importante para a programação de softwares, editores de textos e imagens, bem como sistemas operacionais.

C++ - surgiu durante a década de 1980. Ela é baseada na linguagem C e conta com alguns avanços, proporcionando ao programador mais opções.

Java – foi criada nos anos 1990 e apresentou uma característica muito interessante: ser multiplataforma. Além disso, ela é importante para a criação de aplicativos destinados a dispositivos móveis.

POR FIM...


Se você quer iniciar com os seus estudos de programação, a hora é agora para embarcar nesse mundo de linguagens, códigos e algoritmos. Por isso, mãos-à-obra e lembre-se: conhecer programação abre portas para o mercado de trabalho ou até mesmo para você que pretender criar o seu próprio negócio. Se você duvida disso, basta procurar a biografia do criador da Boo-box, ou outros tantos exemplos aqui mesmo no Brasil ou no exterior.





GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Nenhum comentário:

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

Tecnologia do Blogger.