Conheça alguns animais marsupiais

 Ciência & Saúde

 

Os marsupiais pertencem à subclasse Methateria e à classe Mammalia, dentro das classificações dos seres vivos. São mamíferos cuja principal característica é a presença de um marsúpio, que é uma bolsa onde os filhotes completam sua formação depois de nascerem. Existem vários animais que são marsupiais, inclusive alguns vivem aqui no Brasil. Vamos saber mais sobre eles?

 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Conheça peixes bastante longevos: os celacantos

 

» Os pandas ensinam a simplicidade da vida

 

» Como é ser uma toupeira?

 

COALA

 

Coalinha nas costas da mãe
[Coala na árvore. Imagem: Holgi / Pixabay]

 

Coala é um marsupial australiano com pelagem cinza e comprimento de 60 a 85 cm. É um animal herbívoro, cujo principal alimento é a folha do eucalipto, da qual retira água e nutrientes.

 

O coalinha leva trinta dias para nascer, após seus pais 'fazerem amor'. Depois, vai para o marsúpio, encontra a mama da mãe e assim passa até uns cinco meses, quando começa a sair para fora. Mesmo começando a se aventurar pelos galhos, ainda fica vindo nas costas da mãe por mais algum tempo.

 

Os coalas vivem sozinhos e têm hábitos noturnos. A maior parte do tempo estão nas árvores.

 

CANGURU

 

Canguru está com o filhote no marsúpio
[Canguru com filhote. Imagem: pen_ash / Pixabay]

 

O canguru também é australiano, sendo famoso no mundo todo (as crianças dos anos 1990 podiam comprar cangurus a pilha como brinquedo, inclusive). É um simbolo nacional, sendo protegido por Lei.

 

Os membros inferiores dos cangurus são bem desenvolvidos, e eles apresentam pelos grossos que variam do cinza ao marrom. Há cerca de cinco espécies diferentes, abrangendo essa variedade de pelagens.

 

DIABO-DA-TASMÂNIA

 

Diabo-da-tasmânia é muito bravo
[Diabo-da-tasmânia mostrando os dentes! Imagem: pen_ash / Pixabay]

 

Esse pequeno marsupial é encontrado em uma ilha australiana chamada Tasmânia. Na turma de Pernalonga e companhia, ficou famoso pelo Taz, que é um dos mais levados.

 

Na vida real, tem cara de urso, mas tamanho de cachorro. É um animal muito agressivo e que come carcaças de outros animais, podendo brigar pela comida, ou até comer terra na falta de outra coisa. O nome de "diabo" veio do barulhão que os companheiros de Taz fazem. O que o coala tem de fofo, o diabo-da-tasmânia tem de brigão.

 

OS MARSUPIAIS DO BRASIL

 

Catita está no galho.
[Catita na natureza. Imagem: Instituto Últimos Refúgios / Reprodução]

 

De acordo com o Instituto Chico Mendes (ICMBio), há cerca de sessenta espécies no Brasil. No geral, as espécies identificadas são de pequeno porte e vivem em árvores, e estão em todos os biomas brasileiros.

 

Além dos órgãos ambientais, no terceiro setor, existe o instituto Últimos Refúgios, que atua na preservação dos marsupiais brasileiros. Por esse instituto, divulgam-se esses marsupiais, como a Catita, ou o Gambá. Segundo esse instituto, um gambá é capaz de comer quatro mil carrapatos por semana, cobras venenosas, ou ainda de se fingir de morto (tanatose) para se proteger de predadores.

 

O HAPPY QUOKKA, OU O MAIS FELIZ DELES

 

Quer saber por que o Happy Quokka é o mais feliz de todos os marsupiais, quiçá dos animais? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, separamos um post onde falamos mais sobre isso:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Conheça o Happy Quokka

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários