Como é ser uma toupeira?

 Ciência & Saúde

 

Mesmo que não seja um daqueles animais que todos conhecem ou sabem o que faz, come ou onde vive, quaisquer pessoas sabem que chamar outra pessoa de “toupeira” é um palavrão 🤬. Será que é realmente tão ruim? O que faz esse curioso animal?

 

 

A toupeira está saindo para fora da terra, onde não costuma ficar tanto tempo...
[Não é que a toupeira resolveu dar um oi para a gente?! Imagem: Tabble / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Conheça a saúva, que já levou à apreensão nacional

 

» O que seria da alimentação sem fotossíntese?

 

» Qual o tempo de gestação dos animais em geral?

 

O QUE É E O QUE FAZ A TOUPEIRA?

 

A toupeira é um animal que vive no hemisfério Norte, não existe no Brasil. Muito do que ouvimos falar teria vindo de outras culturas, de países onde as toupeiras vivem.

 

As toupeiras quase não enxergam – só distinguem claridade e escuridão - e possuem um tato muito apurado, que lhes ajuda na alimentação, além de unhas muito grandes. São mamíferos, ou seja, alimentam-se de leite materno quando bebês, e depois de minhocas e insetos.

 

A vida da toupeira é “mergulhar” no solo e cavar buracos, então a visão não seria um recurso útil, e o tato lhe serve mais. O focinho pode ser retinho, ou possuir o formato de uma estrela (toupeira nariz-de-estrela), com muitas terminações nervosas para identificar possíveis presas. O sistema respiratório permite aproveitar melhor o oxigênio, mais rarefeito dentro do solo.

 

O ciclo de vida da toupeira é muito rápido, de até quatro anos. Macho e fêmea se separam após o acasalamento, as fêmeas cuidam dos filhotes, estando maduras para reprodução em um ano de vida. Quando são bebês nascem muito grandes, sem pelos, mas já com o aspecto parecido com roedores (na visão de um leigo nesse assunto). Não são animais sociais.

 

POR QUE VIROU UMA EXPRESSÃO NEGATIVA?

 

A revista Superinteressante nos traz algumas explicações sobre essa expressão. Uma toupeira não é, necessariamente, um animal desprovido de inteligência, mas possui um cérebro pequeno e vive a maior parte do tempo abaixo do solo, como falamos acima.

 

Viver dentro do solo é viver na escuridão, e a falta de conhecimento é uma forma de escuridão na vida das pessoas. Isso faz com que se associe, literalmente, a toupeira à burrice.

 

SAINDO DE ALGO BEM CURIOSO PARA UM TEXTO QUENTE

 

Se falando de toupeiras estamos a poucas profundidades e temperaturas amenas, quando falamos de vulcões, estamos indo mais fundo e mais quente... Se os vulcões já geram apreensão, imagine supervulcões! No post com link na linha azul 👇🏻, você pode relembrar o texto em que falamos mais sobre esses vulcões:

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Os supervulcões

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários