Os celacantos: peixes longevos

 Ciência & Saúde

 

Com toda a evolução das espécies, é difícil imaginar que ainda existam algumas que sejam contemporâneas aos dinossauros, mas isso existe. Apelidados de fósseis-vivos (apesar de que fóssil não é vivo), os celacantos (Latimeria chalumnae) já existiam há quatrocentos milhões de anos (idade definida com base em análise de fósseis): claro que houve evoluções pela dinâmica da vida, mas não se descaracterizou a espécie, que é bastante longeva: pode viver cem anos.

 


Um celacanto nadando
[Um celacanto. Imagem: Como Tudo Funciona / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que é uma jiripoca?

 

» As algas na indústria e na natureza

 

» Entenda o que é eutrofização

 

REPRODUÇÃO E MATURIDADE SEXUAL

 

Os peixes em geral são animais ovíparos, com fecundação externa. Os celacantos são um pouco diferentes na forma de se reproduzir e quando atingem a maturidade sexual.

 

É muito curioso saber que um animal tão longevo também demora a poder se reproduzir: em torno de cinquenta e cinco anos, o que pode ser mais da metade da expectativa de vida desses animais. A gestação também é extremamente longa, uma das maiores entre os animais: cinco anos ao todo, dando à luz de oito a vinte e seis filhotes.

 

HÁBITOS DE VIDA E DE ALIMENTAÇÃO

 

Os celacantos são peixes que vivem em profundezas (até 800 m), e se alimentam de outros peixes. O corpo é recoberto por escamas grossas e ásperas, e eles têm mais barbatanas que as demais espécies. São peixes de hábitos noturnos e que se escondem em cavernas, encontrados no Oceano Índico.

 

OS PUFFINS

 

Outros curiosos animais são os puffins ou papagaios-do-mar. Na sugestão destacada na linha azul 👇🏻, você confere o post onde falamos sobre os puffins:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Os puffins ou papagaios-do-mar

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários