Você já ouviu falar em Happy Quokka?

 Ciência & Saúde

 

Esses pequeninos animais selvagens são os Quokkas (Setonix brachyurus), ou conhecidos popularmente como Happy Quokkas, porque sua feição parece ser bem sorridente, e eles seriam os animais mais felizes do mundo. Eles vivem na Austrália que, além dos cangurus, também adora esses pequenos marsupiais, fofos como bichos de pelúcia.

 

 

O Quokka interagindo na rodovia!
[Um Quokka no caminho. Imagem: Tracey Wong / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Os puffins ou papagaios-do-mar

 

» Caracóis e lesmas têm muitas curiosidades que não sabemos!

 

» O bicho-folha, bicho-folha-seca e bicho-pau

 

O QUE SÃO MARSUPIAIS?

 

Marsupiais são animais que possuem um marsúpio, ou seja, uma cavidade onde os filhotes se escondem, na barriga de suas mães, após o nascimento. As glândulas mamárias das fêmeas se desenvolvem ali dentro, ou seja, a amamentação ocorre justamente ali no marsúpio.

 

A Austrália adora marsupiais. Existem os cangurus grandes, os médios (wallaby) e os quokkas, com corpos de cerca de 40 a 50 cm de extensão.

 

POR QUE É O REI-DAS-SELFIES?

 

Olhe o sorrisinho desse animal: quem resiste?
[Olhe aí o rei-das-selfies! Imagem: Suzana Paravac / Reprodução]

 

Como antes mencionado, são animais selvagens e não é muito bom para eles que os toquemos. Mas, apesar disso, eles aceitam a presença humana e possuem aquela carinha fofa, então dá para tirar as selfies e respeitar o animal, quando ele quiser a aproximação. Também é muito errado querer ficar dando água e comida a eles, pois isso desequilibra seus organismos.

 

Muitos turistas que vão para a Austrália (Rottnest Island) não perdem a oportunidade de conhecê-los. Mas eles acabam sofrendo pela própria mão do homem: apesar de que sua carinha fofa faça com que eles não sejam presas dos seres humanos, a urbanização ou redução das áreas de florestas, atividades humanas, fizeram com que a população desses simpáticos bichinhos decaísse muito. Queimadas também os ameaçam.

 

Como eles são os animais mais conhecidos da ilha de Rottnest, indiretamente deram seu nome. Isso fica mais claro quando pensamos em inglês, onde os primeiros registros históricos seriam de que os quokkas seriam grandes ratos, e que a ilha teria ninhos desses “ratos” enormes, ou rats’ nest = Rottnest.

 

HÁBITOS E ROTINA DO QUOKKA

 

Os quokkas são animais herbívoros, com dieta que inclui sementes, folhas, ervas e raízes. A alimentação ocorre preferencialmente à noite, pois durante o dia eles gostam de tirar sonecas. Eles conseguem escalar as árvores em busca de alimento.

 

O hábitat é em regiões pantanosas e matagais. Como o clima australiano possui algumas severidades, os quokkas acumulam gordura na cauda para usarem nos momentos mais difíceis, e possuem a vantagem de precisarem beber muito pouca água.

 

Quanto à reprodução, não é tão rápida como outras espécies porque a fêmea possui gravidez anual de um filhote por vez, que dura vinte e sete dias da concepção ao nascimento, ao sair do verão. Depois, serão mais um a dois meses em que o filhote ficará no marsúpio. A vida dos quokkas é de cerca de dez anos.

 

VIVENDO EMBAIXO DA TERRA

 

Se os quokkas adoram viver acima da terra, reconhecem os humanos e possuem hábitos mais noturnos (apesar de serem vistos ao longo do dia), as toupeiras enxergam pouco e vivem abaixo da terra. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você também poderá conhecer as toupeiras e seus hábitos:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como é ser uma toupeira?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários