Curiosidades
Um meme chamou a atenção para a vida afetiva das lesmas. Será que os caracóis são aqueles que ficaram com a casa após o divórcio?
Além das brincadeiras envolvendo esses animaizinhos que estão por aí, será que eles realmente têm alguma relação? Vamos descobrir algumas coisas sobre eles!
[Olhe só o meme aí! Imagem: Reprodução / Circulando pelas redes sociais] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» O controle de pragas em lavouras
EXISTE ALGUM GRAU DE PARENTESCO ENTRE AS LESMAS E CARACÓIS?
Segundo a Britannica Escola, realmente existe esse parentesco. Ambos os moluscos possuem tentáculos com olhos nas pontas, só que o corpo do caracol é enrolado dentro da concha e parte fica para fora, havendo essa proteção extra e estruturas auxiliares de respiração, e a lesma não possui essa estrutura, é um corpo mole, com respiração pela pele e que se desloca deslizando por aí. Tanto as lesmas quanto os caracóis se alimentam fundamentalmente de plantas.
NADA DE SAL PERTO
Muitas pessoas utilizam o sal (cloreto de sódio) para sacrificar esses animais. Isso se deve ao fato de o sal possuir capacidade higroscópica, ou seja, atrai umidade para sua superfície, e o corpo de lesmas e caracóis é cheio de umidade. A perda de água faz com que as células comecem a se desfazer, e se a quantidade de sal ultrapassar a pequena capacidade de resistir à agressão, é morte na certa.
PODEMOS PEGAR ALGUMA DOENÇA?
O ideal é não ter contato, e se achar esses animais, pegá-los com um saco e afastar. Matar com sal elimina o animal, mas não microrganismos que o tenham como hospedeiro. A esquistossomose é uma doença levada pelo caramujo, ou por água contaminada. Ainda existem os danos em algumas culturas vegetais e em jardins.
É PRECISO HAVER MACHO E FÊMEA, OU SEJA, EXISTE ESSE CASAMENTO MESMO?
Sthefane D’ávila e outros autores, em 2016, publicaram um artigo sobre esse tema na Revista Brasileira de Zoociências. Não vai haver relação entre lesma e caracóis, mas em uma mesma espécie, dentro do universo dos gastrópodes das ordens Pulmonata, Prosobranchia e Systelommatophora.
Nas lesmas e caracóis, existem indivíduos hermafroditas, que não só possuem os dois gametas, como casos em que ocorre a autofecundação, ou seja, nem casar é preciso para reproduzir. Claro que isso é uma desvantagem do ponto de vista genético, por não permitir a variabilidade genética e favorecer doenças. Por outro lado, é possível manter a espécie com menos indivíduos.
A complexidade da reprodução de lesmas e caracóis é ainda maior e envolve muitos detalhes. A função do indivíduo no momento, a quantidade de parceiros e a longevidade após o começo da vida reprodutiva são diferentes entre espécies.
E A VIDA DAS TOUPEIRAS, COMO É?
Outros animais que chamam a atenção e despertam a curiosidade são as toupeiras. Como são? Onde vivem? Descubra na sugestão de post da linha azul 👇🏻:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!