Afinal, a dívida caduca? Saiba mitos e verdades sobre o assunto.

 Dinheiro

 

Por vezes, a crise nos atinge de tal forma que pode fazer com que não consigamos pagar todas as contas e pendências de forma adequada. A pessoa acaba ficando com o CPF restrito para tomar crédito (empréstimos e financiamentos) e fazer determinadas compras, ou seja, situação conhecida como ficar-com-o-nome-sujo.

 

Algumas pessoas acreditam que a dívida caduca (ou seja, que, no futuro, a dívida deixa de existir mesmo sem pagá-la), portanto, não teria necessidade de se preocupar em pagar seus débitos, mas será mesmo que é desta forma? Ao longo deste artigo, você verá o que é mito e o que é verdade em relação a essa situação – e como irá impactar sua aquisição de crédito.

.

 

 

Dívida não morre em cinco anos!
[Será?! Imagem: Juros Baixos / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Sabe sobre o que incide o IOF?

 

» Cuidados ao movimentar a sua conta bancária

 

» Juros e inflação são a mesma coisa?

 

DÍVIDA CADUCA: ENTENDA O QUE É?

 

Uma dívida caduca quanto faz mais de cinco anos. Isso significa que a dívida não é mais visível para serviços de proteção ao crédito e deixa de impactar o seu score, ou seja, não aparece mais no SPC e Serasa, porém, isso não significa que a dívida deixa de existir.

 

Ocorre que, para a empresa ou banco em que deixamos de quitar um débito nosso, ainda temos uma pendência (dívida) em aberto. Isso prejudica nossa relação com a empresa ou banco enquanto não estivermos com os débitos devidamente regularizados.

 

Seria errôneo acreditar que para a empresa onde deixamos de efetuar um pagamento a dívida deixa de existir – a sua dívida com a empresa ainda existe e tem de ser paga. Ocorre que a partir de cinco anos o credor da dívida não pode mais utilizar meios judiciais para fazer a cobrança.

 

ESTOU ENDIVIDADO: O QUE FAZER?

 

Entendemos que às vezes a vida nos impõe situações imprevistas onde, em algumas situações, nos impossibilita de quitarmos todas as obrigações. É uma situação compreensível em algumas situações e pode ocorrer com qualquer pessoa. Nesse caso, o ideal é que você, por meio de um bom planejamento financeiro e alguns ajustes, possa se organizar para resolver a questão do débito em aberto - quitar a dívida diretamente com a empresa ou banco onde está com dívida em aberto – e, assim, evitar ter crédito negado ou prejudicar seu relacionamento presente e futuro com a mesma.

 

Com o pagamento, você tem inclusive melhor condição para utilizar o crédito (empréstimos e financiamentos) de maneira melhor e mais saudável no presente e também no futuro. Por meio do  melhor planejamento financeiro, você pode evitar que seu consumo e compras venham a resultar em um débito que não é possível de ser pago.

 

VEJA MITOS E VERDADES A RESPEITO DAS DÍVIDAS.

 

Vamos, então, retomar alguns pontos – e acrescentar alguns pontos a mais - em relação ao que realmente é mito ou verdade quando se trata de dívida que caduca. Iremos lhe apontar várias situações que poderiam ou não ocorrer – para que você não tenha mais dúvidas em relação à forma correta de lidar com este tipo de situação:

 

#1: Uma dívida caduca quanto faz mais de cinco anos:

 

Sim, a dívida caduca, isso é verdade.

 

#2: Após cinco anos da dívida, mesmo se eu não pagar, meu nome será limpo em órgãos de proteção de crédito: VERDADE!

 

Sim, o nome será limpo, isso é uma verdade. A pendência sai do banco de dados do Serasa e SPC.

 

#3: Passados cinco anos após uma dívida ser criada e não ser paga, esta dívida deixará de afetar o meu score: VERDADE!

 

Sim, o seu score não será mais piorado devido a essa dívida.

 

#4: Após cinco anos, não preciso mais pagar a empresa onde fiz a dívida (ou seja, a dívida deixaria de existir para a empresa):

 

MITO, isso não é verdade. É falso. Você precisa regularizar a sua situação junto à empresa/prestador para isto não atrapalhe o seu relacionamento com a empresa/prestador no futuro.

 

#5: Preciso pagar a empresa onde fiz o débito mesmo após cinco anos em que a dívida foi feita e não paga:

 

VERDADE! Sua dívida continua existindo. Não pagar pode prejudicar o seu relacionamento com a empresa e dificultar que você consiga contratar e/ou continuar usufruindo de serviço de um estabelecimento onde você tem uma dívida não paga.

 

#6: Após cinco anos – ou seja, quando a dívida caduca -, uma dívida poderá ser cobrada por meio do uso de medidas judiciais:

 

MITO, isso não é verdade. A instituição onde você deixou um débito em aberto pode vir a lhe cobrar de forma amigável para procurar uma negociação (acordo) entre as partes envolvidas, porém não poderá mais acionar vias judiciais para a cobrança do débito em aberto.

 

#7: A empresa tem a obrigação de informar o cliente que o nome ficou sujo:

 

VERDADE! Isso é um fato, é sim verdade. Se o consumidor não for informado que seu CPF (nome, pessoa física) agora passa a constar em lista de pessoas inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito, essa negativação do nome da pessoa (restrição de acesso ao crédito) passa a ser considerada indevida.

 

#8: Caso a sua dívida tenha sido feita por terceiros (outras pessoas) em seu nome, o cadastro em lista de inadimplentes nos órgãos de proteção ao crédito passa a ser indevido:

 

MITO, isso não é verdade. A empresa não poderia cobrar uma dívida que não esteja em seu nome, porém, neste caso, estamos tratando de uma situação onde outra pessoa fez uma dívida em seu nome. Portanto, tenha cuidado, por exemplo, em emprestar o seu próprio cartão de crédito para que uma outra pessoa faça compras em seu nome.

 

#9: Após limpar o nome, não há mais a possibilidade de eu ter crédito negado:

 

FALSO, isto é um mito. Os bancos ou financeiras têm o direito de lhe negar crédito com base em seu score. Ter tido nome sujo em algum momento poderá ter impacto ruim no seu score.

 

NEGOCIE SUA DÍVIDA: USANDO A TECNOLOGIA A SEU FAVOR.

 

Atualmente é possível negociar sua dívida de forma simples, prática e sem sair de casa. Além disso, você ainda consegue ótimas taxas de desconto ao negociar sua dívida on-line. O processo também é descomplicado: basta acessar a plataforma de negociação e informar algumas informações ao sistema. Em seguida você receberá uma oferta personalizada para o seu caso. Feito isso, só precisará pagar as parcelas no prazo e se ver livre das dívidas.

 

 

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO PELO JUROS BAIXOS, em espaço para contribuição gentilmente cedido pelo Blog do Mestre. Nesse portal você pode saber mais sobre empréstimos, dinheiro e vida financeira em geral.

 

E SE O MEU SCORE DE CRÉDITO FOR BAIXO, ONDE BUSCÁ-LO?

 

Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, separamos nosso artigo onde você pode saber onde procurar crédito em momentos em que precisa reequilibrar as contas, mas está com o score de crédito baixo:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Quais as opções de crédito para quem tem score baixo?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários