Empréstimo ou financiamento? Entenda como funcionam!

 Dinheiro

 

Anda na dúvida se é melhor obter um empréstimo ou financiamento para suas compras? Então, você veio ao conteúdo certo! Aqui, contamos tudo o que você precisa saber sobre cada opção de crédito e as modalidades de cada uma. Acompanhe!

 

Várias moedas que vieram do empréstimo
[Tanto um empréstimo, quanto um financiamento permitem conseguir dinheiro para o que você precisa.]

 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como funciona o empréstimo para autônomo?

 

» Open Banking e os pagamentos instantâneos

 

» Os bilhetes de banco

 

AFINAL, COMO FUNCIONA O EMPRÉSTIMO?

 

O empréstimo é uma opção de crédito bastante simples. Se você precisa de dinheiro, basta entrar em contato com um banco ou financeira e solicitar os valores. Se o empréstimo for liberado, o banco vai depositá-los na sua conta. Então, no mês seguinte (ou no prazo que ficar definido), você vai começar a pagar as parcelas do empréstimo. No total, essas parcelas vão corresponder ao valor do empréstimo mais uma remuneração a quem lhe emprestou o dinheiro.

 

O número de prestações vai variar conforme o prazo de pagamento que ficar definido. Você deverá pagar cada parcela em dia, para que elas não acumulem juros moratórios e fiquem mais caras. Com o dinheiro do empréstimo, você pode fazer o que quiser. Não é preciso dizer à financeira qual o seu objetivo na hora de solicitar os valores.

 

Quais são as modalidades disponíveis?

 

Existem dois principais tipos de empréstimo: o tradicional e o empréstimo consignado. O primeiro, o tradicional, pode ser solicitado por qualquer pessoa. O banco, então, fará uma análise para liberar os valores. Em geral, são avaliadas a renda e seu crédito no mercado, mas isso varia por instituição.

 

Já o empréstimo consignado só pode ser solicitado por alguns grupos são eles: aposentados e pensionistas do INSS, funcionários públicos e trabalhadores com carteira assinada. Essa limitação acontece porque o modelo de pagamento do empréstimo é um pouco diferente. Nesse caso, as parcelas são descontadas de forma automática na folha de pagamento do indivíduo.

 

É algo que dá à financeira mais segurança de pagamento, pois ela fará o desconto antes mesmo do usuário ter acesso ao seu dinheiro. Por isso, os juros cobrados no crédito consignado são mais baixos.

 

Além desses, há o refinanciamento, que é um empréstimo com garantia. Pode ser um refinanciamento de imóvel, de carro, etc. Nesse caso, você vai oferecer seu bem como garantia ao banco, uma casa, por exemplo. Em troca, a instituição vai disponibilizar o dinheiro que você precisa. Durante o pagamento das parcelas, o banco tem o direito de “tomar” seu bem para quitar os valores, se você não fizer isso. Porém, o item continua a ser seu para uso. Ele voltará a ser 100 % seu após o fim das parcelas.

 

Como funcionam as taxas de juros?

 

A taxa de juros do empréstimo tem como objetivo remunerar o banco pelo empréstimo. Ela é cobrada em um percentual sobre cada parcela. Assim, ao fim do contrato, o usuário terá pago o quanto pegou emprestado (montante), mais a remuneração do banco.

 

Os juros variam por instituição credora. Por isso, na hora de obter um empréstimo, vale a pena pesquisar entre as opções. Em alguns casos, a taxa pode ser mais em conta para o seu bolso em outro banco ou instituição. Além disso, o empréstimo tem o chamado juro moratório, porém, esse só é cobrado em caso de atraso no pagamento da parcela, como “multa”.

 

FINANCIAMENTO: O QUE É?

 

O financiamento é um tipo de empréstimo que tem um objetivo específico de compra, ou seja, você precisa dizer ao banco o que vai adquirir, e então ele vai financiar esse objetivo. Para isso, o banco faz o pagamento à vista do bem. Por exemplo: se você financiar uma casa, o banco vai pagar o valor total do imóvel direto para quem está vendendo-o. Logo depois, o bem passa a ser seu. Porém, você assumirá o compromisso de pagar as parcelas ao banco. Assim, vai ressarci-lo pelo “empréstimo de compra”.

 

Um financiamento geralmente tem prazos mais longos que um empréstimo. Um financiamento imobiliário, por exemplo, pode durar em média até trinta anos. Assim, há mais tempo para pagar os valores, em parcelas menores, que não impactem tanto o orçamento. Por causa disso também, os valores financiados podem ser altos, e é mais fácil financiá-los do que obter um empréstimo tão polpudo.

 

Quais são as modalidades disponíveis?

 

Existem vários tipos de financiamento, como o imobiliário, de carro, de moto, etc. Todos eles funcionam como explicamos no tópico anterior. Assim, você pode comprar o que deseja pagando à vista. É algo que garante, inclusive, uma melhor negociação com quem está vendendo. Claro que o bem a ser financiado também precisa cumprir certas características: uma casa, por exemplo, precisa ser adequadamente documentada, com todas as benfeitorias averbadas.

 

Depois, será hora de fazer o pagamento ao banco. Além do dinheiro que você usou da instituição, você vai pagar juros como uma forma de remuneração pelo serviço.

 

Como funcionam as taxas de juros?

 

As taxas de juros no financiamento são simples. Você paga juros para remunerar o banco, e eles equivalem a um percentual do valor obtido com a instituição. Fora esse, há os juros moratórios, que vão ser cobrados caso você atrase o pagamento das parcelas. Eles tornam a dívida mais cara. Por isso, é importante manter o controle do orçamento e evitar ao máximo os atrasos.

 

Existe limite de idade para conseguir?

 

Para fazer um financiamento imobiliário, o indivíduo precisa ter a idade máxima de oitenta anos e seis meses. O prazo de pagamento das parcelas vai variar conforme essa idade: quanto mais jovem o usuário, mais tempo ele pode ter.

Já outros financiamentos têm um funcionamento diferente quanto ao limite de idade. Vale a pena verificar qual é ele para o bem que você deseja.

 

EMPRÉSTIMO OU FINANCIAMENTO: EXISTE A MELHOR OPÇÃO?

 

Para escolher entre empréstimo ou financiamento, você precisa analisar bem o seu caso. Se seu objetivo for comprar um bem financiável, como um imóvel, o financiamento pode ser bem melhor, primeiro porque ele pode ter um prazo longo, e também taxas mais baixas. Porém, se o valor que você precisa é menor, avalie a opção de empréstimo. O consignado e refinanciamento podem ser ainda mais interessantes.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Seja um empréstimo ou financiamento, você precisa se planejar para obtê-los. Organize seu orçamento e tenha a certeza de que você vai conseguir pagar as parcelas. Qualquer um dos créditos é uma nova dívida. Se você deixar as prestações em aberto, a dívida vai se tornar mais cara, e você terá dores de cabeça. Lembre-se de como esse planejamento é importante na hora de obter crédito!

 

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO PELO JUROS BAIXOS, em espaço para contribuição gentilmente cedido pelo Blog do Mestre. Nesse portal você pode saber mais sobre empréstimos, dinheiro e vida financeira em geral.

 

OUTRO TIPO DE EMPRÉSTIMO - CHEQUE ESPECIAL

 

O cheque especial é um tipo diferente de empréstimo, mas será que, no aperto, não é melhor optar por outras modalidades? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, confira como funciona e o que seria mais interessante para essa necessidade de crédito:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Ficar no cheque especial ou pegar um empréstimo?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários