Os bilhetes de banco

 Dinheiro

 

As trocas comerciais foram surgindo à medida que o ser humano passou a se fixar em um território e necessitando de negociar coisas com outras pessoas, visto que um só indivíduo não possui tudo o que precisa, sem precisar de um produto ou serviço de outra pessoa. Numa evolução natural, as primeiras trocas foram pelos objetos em si, e depois começou-se a usar o dinheiro.

 

Vamos entender em que ponto começaram a surgir os bilhetes de banco? Vamos saber isso aqui no Brasil.

 

 

A epopeia do dinheiro
[Descobrindo a evolução do dinheiro. Imagem: Ghinzo / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como os marketplaces de crédito podem facilitar a sua vida financeira?

 

» Não erre na gorjeta

 

» Os caixas eletrônicos recicladores

 

 

AS MOEDAS

 

As moedas surgiram antes mesmo do descobrimento do Brasil, na atual Turquia, no século VII a.C. Essas moedas eram feitas em metais como ouro e prata.

 

Mais tarde, seguiu a ideia de estampar valores e elementos históricos nas moedas. Por outro lado, passou-se a usar metais menos nobres. A primeira moeda brasileira, datada de 1645 e com a inscrição "Brasil" foi cunhada pelos neerlandeses que invadiram Pernambuco.

 

O PRIMEIRO BANCO BRASILEIRO

 

Vários anos se passaram, mais precisamente alguns séculos, até que Portugal passasse a explorar o Brasil como colônia e, com a vinda da família Real Portuguesa, instalasse toda uma infraestrutura e criasse o primeiro banco brasileiro, o Banco do Brasil, em 1808.

 

Os bancos surgiram de uma demanda associada às moedas. Era necessário um local em que se guardasse as moedas com segurança.

 

OS BILHETES DE BANCO

 

Quando um serviço relacionado ao dinheiro surge, outros vêm em seguida. A guarda do dinheiro estava atrelada a recibos, os chamados bilhetes de banco, onde estava descrita a quantia depositada e correspondente.

 

Com o tempo, isso passou a ser usado no comércio, equivalendo a dinheiro, o que seria um misto entre cheque e dinheiro em nota, mas com preenchimento pelo banco. Era mais seguro portar o bilhete do que todo o dinheiro na forma física.

 

Imagem do primeiro bilhete de banco que foi emitido em nosso país
[Primeiro bilhete de banco brasileiro. Imagem: UOL / Reprodução]

 

Os primeiros bilhetes de banco brasileiros são datados de 1810, ou seja, após dois anos da fundação do Banco do Brasil. Naquela época, até Brazil era com z.

 

MOEDAS PELO MUNDO

 

Após falarmos dos bilhetes de banco, você pode ter curiosidade em conhecer outras moedas pelo mundo. Que tal acessar o link na tarja abaixo 👇🏻 e ver?

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Que moeda se usa?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários