O que fez Cesare Lattes?

Biografias

 

Atualmente, todos os pesquisadores brasileiros registram sua produção científica na forma de um currículo comum, mantido pelo CNPq, chamado de Currículo Lattes. Tão interessante quanto saber o que é esse currículo e como preenchê-lo, é conhecer a trajetória de Cesare Lattes, que dedicou sua vida à pesquisa e nomeou nossos currículos acadêmicos: vamos rever essa trajetória juntos?

 


Lattes dando aula, só faltou o gaúcho na foto
[Cesare Lattes lecionando. Imagem: Jornal do Campus- USP / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Tipos de revisão bibliográfica

 

» Como começar um trabalho acadêmico em sete passos

 

» O que fez Antonieta de Barros?

 

AS ORIGENS FAMILIARES E ONDE NASCEU

 

Apesar do nome, Cesare Mansueto Giulio Lattes é brasileiro, nascido em Curitiba, em 11 de julho de 1924. O nome, com traços italianos, deve-se à família ser de imigrantes, sendo o seu pai o Sr. Giuseppe, gerente de um banco. As condições financeiras familiares eram boas, não sendo uma preocupação durante a vida.

 

TRAJETÓRIA NA FÍSICA

 

Lattes graduou-se bem cedo, aos dezenove anos, em 1943. Ele fez o curso de Física, na USP. Naquela época, níveis de pós-graduação como mestrado e doutorado ainda não eram exigências plenas para começar a ser professor universitário, então Gleb Wataglin, professor titular da USP, tornou Cesare seu professor-assistente.

 

Dentro das pesquisas de Lattes, procurava-se explicar a atração ou repulsão das partículas subatômicas. Fótons e píons transmitem tal informação entre prótons e elétrons, e alguns experimentos permitiram observar tal fato. Ele foi o descobridor do méson pi.

 

Em 1946, criou o CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas). Em torno dos anos 1950, Lattes ajudou a fundar o CNPq, naquela época chamado de Centro Nacional de Pesquisas, hoje Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Mesmo com pesquisas fora do Brasil, viagens e a oportunidade de seguir fora, achava mais importante desenvolver a ciência nacional.

 

A FAMÍLIA QUE LATTES FORMOU

 

Durante cinquenta e sete anos, Lattes foi casado com a matemática pernambucana Martha Siqueira Neto. Com sua esposa e companheira de vida, teve quatro filhas.

 

O MASCOTE: GAÚCHO

 

Em bancas de defesas, e durante aulas, um mascote estava presente, auxiliando nas aulas de Cesare. O cachorro Gaúcho era quase um físico, de tantas aulas que assistira, e faleceu depois de cair do carro numa curva.

 

O VÍCIO DO CIGARRO

 

Uma parte não muito interessante da vida de Cesare Lattes foi o vício do cigarro. Como ele achava que o grande problema estava na parte laranja do cigarro, sempre arrancava antes de fumar.

 

O SURGIMENTO DO CURRÍCULO LATTES

 

Lattes não teve Lattes, foi uma homenagem mesmo. A implementação de um currículo acadêmico uniformizado foi ocorrendo em diversas etapas, desde os anos 1980, até agosto de 1999, e dependeu, também, da disseminação do acesso à internet e da presença de computadores entre os pesquisadores. Para o surgimento do Currículo Lattes, os grupos universitários Stela, da Universidade Federal de Santa Catarina, e C.E.S.A.R, da Universidade Federal de Pernambuco, com profissionais da empresa Multisoft, e técnicos das Superintendências de Informática e Planejamento, desenvolveram uma única versão de currículo capaz de integrar as já existentes. Cesare Lattes faleceu nove anos após a implementação do Currículo Lattes, em 2005.

 

A DEFESA NO MUNDO ACADÊMICO

 

Para a obtenção do grau de bacharel, mestre(a) e doutor(a), é preciso, antes de registrar no currículo Lattes, fazer uma defesa pública dos trabalhos finais. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende por que isso é tão importante:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Por que trabalhos de conclusão necessitam de defesa?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários