O elemento básico da Química: o átomo

 Química

 

Impossível falar em Química sem começar por aquela que seria, durante muito tempo, a unidade básica da matéria: o átomo. Vamos entender um pouco mais sobre o que é um átomo, como sua concepção foi mudando ao longo do tempo e como ele acaba fazendo parte das moléculas que compõem a matéria.

 


Os atomos estão combinados em várias moléculas
[Átomos formando moléculas. Imagem: MasterTux / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Miscibilidade e solubilidade

 

» O fenômeno da superfusão

 

» As partes de uma chama

 

AS CONCEPÇÕES DE ÁTOMOS

 

O nome átomo vem do grego atom, que significa indivisível, e era o que se acreditava: que os átomos eram os menores elementos da matéria, e que, se de um mesmo elemento, seriam idênticos. A primeira teoria atômica veio de J. Dalton (1803), sendo sucedida pela de Thomson (1897), que conseguiu evidências de que havia partículas subatômicas. O modelo de Thomson foi chamado de pudim-de-passas, pois considerava que o átomo era um núcleo com carga positiva e partículas de carga negativa incrustadas.

 

Mais tarde, Ernest Rutherford descobriu partículas carregadas positivamente em elementos radioativos como Radônio e Polônio. Outra descoberta foi relacionada à posição das partículas subatômicas, que não formam um volume maciço, mas um orbital. Já em 1932, James Chadwick descobriu partículas subatômicas que possuíam massa semelhante às partículas de carga positiva, mas não eram carregadas eletricamente.

 

OS ELEMENTOS QUE FORMAM OS ÁTOMOS

 

Fundamentalmente, existem os elétrons, que são partículas subatômicas com carga elétrica negativa, e orbitam no entorno do núcleo atômico, na chamada eletrosfera. Esse núcleo é formado por prótons (carga positiva) e nêutrons (sem carga elétrica).

 

Para um mesmo elemento, pode haver variações no número de nêutrons, o que gera os chamados isótopos. O número de massa (A) de um átomo é a soma do número de prótons (P) e nêutrons (n), ambos de massa similar, e essa massa é cerca de duas mil vezes maior do que a dos elétrons, que não são considerados nesse cálculo de número de massa.

 

Indo mais a fundo, já houve evoluções no entendimento sobre os átomos, e se sabe de partículas ainda menores que compõem prótons, nêutrons e elétrons. Existem quarks, mésons, bárions... e no futuro, com o avanço do conhecimento, é possível que nem sejam essas as unidades fundamentais.

 

A FORMAÇÃO DE MOLÉCULAS, SUBSTÂNCIAS E DE TODA A MATÉRIA

 

Dentre outros aspectos, os átomos vão permanecer estáveis com um determinado número de elétrons em sua eletrosfera: tal característica faz com que haja ligações entre eles, que podem ser iônicas, covalentes ou covalentes dativas, com perda ou compartilhamento de elétrons, respectivamente. Esses átomos podem ser de um mesmo elemento, ou diferentes elementos químicos, formando compostos químicos, substâncias e toda a matéria. A água, por exemplo, é formada por moléculas de hidrogênio e oxigênio, na forma H2O.

 

Como foi possível observar, nem toda a complexidade da formação de todas a matéria pode ser vista a olho nu. Foram necessários diversos experimentos e um grande crescimento do conhecimento científico para que se entendesse o que acontece no mundo subatômico.

 

O ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA

 

Você já ouviu nas diferentes formas de estado físico? Que gelo e água possuem a mesma composição química, mas estado físico diferente? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende melhor o que muda para que isso ocorra:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 As mudanças de estado físico

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários