Por que os trabalhos de conclusão necessitam de defesa?

 Acadêmico

 

Os trabalhos de conclusão de cursos acadêmicos, para título de bacharel (TCC, TFG ou outras siglas), mestre(a) (dissertação) ou doutor(a) (tese) são finalizados após uma defesa pública. Essa defesa é temida por alguns alunos e bem compreendida por outros, e é um processo muito importante para esses trabalhos.

 

No episódio da nomeação do ministro da Educação, o Sr. Carlos Decotelli, houve uma discussão sobre o título justamente por causa dessa etapa, que é necessária para a aprovação (entenda-se que a discussão aqui é sobre a titulação, não sobre as preferências partidárias). Nesse texto, você poderá entender um pouco mais sobre os porquês que fazem essa etapa ser tão importante.

 

 

Banca examinadora observando atenta ao trabalho acadêmico
[Banca Examinadora – parte da defesa. Imagem: OpenClipArtVectors/Pixabay]



 

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Então, falando desses motivos, vamos listá-los e explicá-los a você:

 

O aluno deve provar que sabe e que conhece seu trabalho

 

Um trabalho acadêmico escrito não é feito inteiramente em sala de aula ou sob os olhos do orientador. Normalmente, ao longo de reuniões, os dois definem quais passos a seguir, prazos e cronogramas, mas há alunos que só aparecem com trabalhos prontos e ao final do semestre...

 

Existem anúncios em redes sociais e outros meios de empresas que “vendem” trabalhos feitos das mais diversas áreas, principalmente de graduação, que é onde ocorre o maior número de trabalhos acadêmicos por conta de a titulação ser acadêmica e profissional. É antiético e completamente errado comprar o trabalho e tomar como seu, e a defesa ajuda justamente a detectar o entrosamento entre o aluno e seu próprio trabalho.

 

No momento em que um professor pergunta sobre quaisquer características do TCC, dissertação ou tese, o aluno precisa ser capaz de explicar e argumentar. Como todo trabalho acadêmico possui limitações, os melhores alunos devem ser capazes até de possuir justificativas para pontos frágeis e simplificações realizadas.

 

Os professores e profissionais da banca avalizam seu trabalho

 

Os professores e profissionais (principalmente em TCC) possuem grau acadêmico maior do que o estudante, possuindo conhecimento em uma ou alguma das áreas que seja(m) explorada(s) no trabalho. Quando aceitam fazer parte de uma banca e aprovam um trabalho, os membros estão avalizando que o trabalho é adequado para a obtenção do grau desejado.

 

Além de avalizar a qualidade, eles também são responsáveis por garantir que o trabalho é original. Quando é detectado plágio, não só o acadêmico pode perder o título, como os membros da banca são responsabilizados e precisam se defender por meios legais. A leitura do trabalho e a defesa garantem que a responsabilidade assumida pela banca não é em vão.

 

Tem-se a chance de argumentar e “defender” pontos de vista

 

Um trabalho acadêmico, como todo instrumento de comunicação, é delimitado pelas palavras destinadas à sua formalização ou, no caso de alguns trabalhos na área de linguística e Libras, aos vídeos de conclusão. Quando a banca lê o trabalho ou assiste ao vídeo, não está com o autor ali em seu lado para sanar dúvidas que naturalmente surgem, e na defesa existe essa oportunidade.

 

Pode ser que não haja correção necessária, ou seja pequena, mas a “defesa” pelo acadêmico é que definirá. A própria apresentação feita no dia pode, por explicar de forma mais direta e sucinta, eliminar as dúvidas.

 

Quando se submete artigos para eventos, por exemplo, a figura da defesa fica defasada, pois os revisores não recebem o retorno de suas revisões (pode haver equívocos eventuais e não se consegue reverter facilmente). Em artigos de periódicos, por sua vez, as revisões são realizadas e há a carta de correção, o mecanismo equivalente à defesa, pois, nesse caso, não pode haver contato entre a banca avaliadora e o avaliado.

 

Há comprovação pública em relação ao título obtido

 

O processo de avaliação por meio de defesa pública torna transparente a aprovação e obtenção do grau de bacharel, mestre(a) ou doutor(a). Qualquer pessoa que desejar e tiver disponibilidade no horário da defesa, pode acompanhar a sessão.

 

No momento atual, de pandemia, as defesas têm ocorrido em meio eletrônico. Várias universidades públicas, por exemplo, têm feito transmissões pelo “Conferência RNP”, onde se pode acompanhar, em tempo real, a defesa, bastando possuir o link daquela reunião. As universidades e programas de graduação e pós podem, também, exigir as gravações para arquivo e comprovação.

 

É possível aprimorar o trabalho

 

A banca não apenas aprova o trabalho, mas faz uma análise crítica, sugerindo acréscimos, remoções, correções e outras mudanças que julgar necessárias, também considerando o que for exposto pelo acadêmico. Nesse processo, o trabalho pode sair ainda mais rico e aprimorado, ganhando consistência.

 

PLAGIAR OU KIBAR?

 

Tão importante quanto fazer um bom trabalho acadêmico é ter certeza que ele é seu e tudo o que você leu e buscou para elaborá-lo está devidamente citado e referenciado. Na postagem sugerida (com link na barra azul abaixo 👇🏻), O Blog do Mestre fala mais sobre esse assunto.

 

 

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