As bonecas realistas

Arte

 

As bonecas são companheiras de brincadeiras e guardam lindas lembranças de nossas infâncias. Mais interessante ainda é ver que, além das brincadeiras, as bonecas viraram coisa séria e podem virar bonequinhas que parecem um bebê de verdade, as chamadas “reborns”: você já viu uma?

 


Boneca reborn já com cabelo e lacinho
[Uma bonequinha perfeita mesmo! Imagem: Douglas Magno – g1 Minas / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Origami: a vida que renasce do papel

 

» A regra dos terços na fotografia

 

» Focaccia: comida e arte

 

O ENCANTO DAS BONECAS REALISTAS

 

O encanto que uma boneca realista causa é diferente daquele que as bonequinhas de infância provocam pois as bonecas para crianças não são tão detalhadas, nem recebem tanto cuidado antes, quando são feitas, ou depois, quando chegam a um lar. Crianças brincam sem compromisso com cuidado com seus brinquedos, adultos os têm para olhar e se encantar. Em alguns casos, fazem até coleções.

 

Não é muito difícil para se encantar, já que parecem demais com bebês de verdade. Claro que as roupinhas são a parte mais simples, visto que são de tecidos reais já, mas há os cabelinhos, pinturas que refletem a textura da pele, expressões faciais e no corpo (bebê dobrando a mão, de olhinho fechado, mexendo com a boca, etc.).

 

GANHANDO A VIDA COM ISSO

 

Bonequinhas realistas de bebês podem ser encontradas à venda e serem feitas por fábricas especializadas, ou por pessoas que tenham o dom e gostem disso. O g1 contou a história de Ana Paula Guimarães, que vive na grande Belo Horizonte, e em treze anos vivendo das vendas, já comercializou mais de mil e duzentas bonecas. Foram mais dois anos antes aprendendo sobre os materiais (que no começo eram todos importados), técnicas de pintura e tudo o mais que fosse necessário. Tão realistas que são as bonecas, que chega a dar um susto, olhando de começo, quando se vê a artesã trabalhando com uma cabecinha na mão.

 

Ana em seu ateliê
[Artesã Ana Guimarães trabalhando. Imagem: Douglas Magno – g1 Minas / Reprodução]

 

TRABALHOS ADICIONAIS PARA FAZER

 

Diferentemente de uma bonequinha tradicional, as técnicas de pintura exigem um cuidado a mais para dar realismo. Outro fator que exige cuidado é o cabelinho, que precisa ser fixado fio a fio. Fibra de silicone preenche o corpinho.

 

Ainda segundo a reportagem do g1 com Ana, são diversos os tamanhos dessas bonequinhas. Pode haver aquelas com tamanho de prematuros, até as que têm menos de um metro de altura.

 

MINIATURAS DE ADULTOS

 

Outros artistas também se dedicam a fazer retratos que chamam a atenção por serem fidedignos, como escultores e artistas plásticos diversos. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você vê um pouquinho mais sobre o trabalho de Jay Huang:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Jay Huang e a perfeição nas esculturas de argila com polímeros

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários