A fotografia e a regra dos terços


Arte


Para uma boa fotografia, é preciso avaliar a harmonia de todos os elementos, cores, texturas e formas. Sendo criativo e chegando a essa harmonia, fotos de pessoas, pontos turísticos, objetos e situações inusitadas, ou ainda de texturas diversas, podem levar a um excelente resultado. 

Por mais que desejemos ser criativos, existem proporções notáveis que levam a resultados muito interessantes na fotografia. Algumas delas se encaixam na chamada “regra dos terços”.

http://www.oblogdomestre.com.br/2018/01/RegraDosTercos.Arte.Fotografia.html
[“Exemplo de aplicação da regra dos terços”. Imagem: eMania]



É uma tendência universal para os leigos em fotografia: o primeiro ajuste geométrico buscado é a centralização do objeto de destaque. Entretanto, esse não é o ajuste que leva aos melhores resultados estéticos e de impacto visual a quem ver aquela foto. Uma foto centralizada, para não causar efeitos visuais indesejados, precisa conter muito equilíbrio no entorno do objeto a destacar – a centralização parece exigir esse equilíbrio.

A regra dos terços consiste em dividir cada uma das dimensões de uma possível fotografia em três partes, totalizando nove ao todo. Os quatro pontos de cruzamento entre as retas paralelas que   dividem o espaço da foto são posições desejáveis para o elemento de destaque. Também se deve buscar coincidir esses pontos à direita, se possível.
Outro item importante da regra dos terços está no horizonte. Quando se deseja destacar o céu, o mesmo deve ocupar cerca de 2/3 horizontais da foto. E, se o campo ou solo pedir mais, dedique-se dois terços a ele.

Para aplicar a regra dos terços é bem simples. Pode-se criar as linhas imaginárias a fazer as fotografias, tirar fotos brutas e aproveitar-se de linhas em softwares ou, no caso de celulares, usar recurso específico que deixa linhas-de-grade no visor, o que facilita reconhecer os pontos notáveis.


👉 E ainda mais para você: A antropofagia de Tarsila



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários