Sua senha é segura?

Tecnologia

 

Para que apenas você possa acessar suas contas de e-mail, redes sociais, bancos e corretoras, serviços públicos ou outras tantas coisas, pede-se um login e senha. Se você realmente quer que só você possa acessar, deve escolher uma senha segura, para que, exceto em casos de vazamentos de dados, não tenha transtornos como perder dinheiro ou ocorrerem golpes em seu nome.

 

Com base em dados de vazamentos reunidos pela NordPass, também publicados pelo site g1, vamos mostrar algumas das senhas mais comuns no Brasil, no ano de 2021. Também vamos passar dicas de como fazer senhas fortes e evitar problemas em caso de vazamentos.

 


Fique de olho!
[Cuidado com as senhas é fundamental! Imagem: mohamed_hassan / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como se descobriu as mensagens de WhatsApp no caso Henry?

 

» Que fim teve a BlackBerry?

 

» O que é a divisão digital?

 

AS SENHAS MAIS COMUNS NO BRASIL EM 2021

 

Segundo Nordpass e g1, algumas das cinquenta senhas mais comuns nos vazamentos em 2021 envolvem:

 

- Nomes pessoais, como Gabriel, Felipe, Vitória, Matheus, Rafael, Júnior, Gustavo, Mariana, etc., em caracteres minúsculos, com acento ou eventualmente sem.

- Combinações óbvias com números, datas de nascimento, as primeiras letras do teclado ou uma mescla delas, como: 123456, 123456789, q1w2e3r4t5y6, qwerty, 111111, dentre outras.

- Palavras como Brasil, vitória, senha ou password, família, Flamengo, felicidade e música.

 

Como cada um responde por suas redes sociais e logins, o importante seria, certamente, evitar essas senhas, tanto que a divulgação serve como alerta. Se aquela máxima de “você nunca me daria a senha do banco” valesse para todas as senhas, haveria maior cuidado, dada a importância.

 

COMO TER SENHAS SEGURAS?

 

A primeira dica é, certamente, evitar aquelas senhas apresentadas no item anterior do post e outras como números de documentos, datas de nascimento da pessoa ou de parentes ou número de telefone. Mesmo que não haja uma divulgação direta, por parte da pessoa, em sua rede social, tais informações podem ser obtidas em cadastros de CNPJ ou sites diversos, sendo cruzadas pelos criminosos para adivinharem qual seria a senha.

 

É importante, ainda:

 

- Usar letras, números e símbolos especiais, em algo que não tenha um sentido como palavra.

- Não usar senhas curtas.

- Possuir uma senha para cada serviço, evitando que alguém possa ter acesso generalizado às suas contas bancárias ou de serviços.

- Não salvar senhas em navegadores.

- Fazer trocas periódicas dessas senhas.

 

Essa última dica é fundamental porque, mesmo que o criminoso não adivinhe qual a sua senha, com a intenção de lhe aplicar um golpe, ocorrem vazamentos de senhas em tempos em tempos. Esses vazamentos permitem que pessoas mal intencionadas, mesmo sem um objetivo específico de atingir uma dada pessoa, possam ter acesso a contas de outras e tentarem aplicar golpes.

 

Os serviços diversos como e-mails e redes sociais possuem alertas de logins suspeitos e recursos para aumentar a segurança, então é bom trocar a senha periodicamente, ou em caso de quaisquer um desses avisos.

 

ALERTA DE GOLPE: SPOOFING

 

É preciso saber como evitar golpes, e um passo é fazer o gerenciamento das senhas, além de conhecer como esses golpes funcionam, para se proteger. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, fica o alerta sobre o spoofing:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Saiba mais sobre o spoofing

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários