Cremor de tártaro: o toque que faltava na sua receita!

 Alimentos

 

O cremor tártaro ou cremor de tártaro é um daqueles ingredientes que parecem de outro mundo, mas que vem de algo bem conhecido e famoso. Esse ingrediente possui diversas funções na cozinha, e pode ser encontrado em supermercados, como um tempero, ou em lojas especializadas. Nessa postagem, vamos te contar um pouco sobre o que é e como funciona esse ingrediente!

 


Pote com cremor de tártaro
[Imagem: Chocomellos / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que são alguns ingredientes de alimentos industriais?

 

» Orégano, o tempero mágico

 

» Opções para adoçar seus alimentos

 

DE ONDE VEM O CREMOR TÁRTARO?

 

O cremor tártaro é um subproduto da produção de vinhos. Nas uvas, há naturalmente o ácido tartárico que, quando em temperaturas mais baixas, une-se ao potássio para formar o bitartarato de potássio, que é o cremor tártaro. Ocorre deposição no fundo dos barris de vinho, há a purificação e posterior obtenção desse pó branco.

 

APLICAÇÕES NA COZINHA

 

Na cozinha, existem algumas aplicações bem conhecidas:

 

- Estabilizar claras em neve, deixando-as mais macias e aumentando o volume.

- Evitar que caramelos de açúcar formem cristais.

- Manter a cor de hortaliças cozidas, que geralmente escurecem no cozimento.

- Pode servir como fermento, junto com bicarbonato de sódio e amido de milho.

 

Não há alterações de sabor, pois o cremor tártaro é bem neutro. O único problema pode ser a presença de umidade: é preciso cuidar para que não umedeça ou pegue muito calor, guardando o pote em local fresco, preferencialmente geladeira. Há alguns casos em que se pode substituir o cremor de tártaro como ingrediente, mas não se recomenda que isso seja feito para impedir o açúcar de cristalizar. A confeiteira Geisa Araújo não aconselha o uso quando as claras forem servir para merengues assados (suspiros).

 

O uso como fermento é bastante antigo. Atualmente, os fermentos comerciais utilizam outra formulação química, em função de aspectos como custo e disponibilidade, que são contados por autores como Macedo e outros (2017).

 

E ONDE PREPARAR AS RECEITAS?

 

Surgiu no mercado um novo tipo de fogão, por indução. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende como funciona, quais as vantagens e desvantagens:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Qual a diferença dos cooktops de indução?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários