Os caminhões com duas cabines (two-headed trucks)

 Carros

 

Cada modelo diferente de carro ou caminhão é feito para atender uma necessidade. Se eu tiver uma família grande, uma perua pode ser ótima, agora se eu precisar andar sozinho, uma bicicleta pode servir. No mundo dos caminhões, nos diferentes tipos de necessidades, surgiu um caminhão com duas cabines, cujo motivo de ser você vai conhecer ao longo deste post.

 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O maior de todos os VWs: o Meteor

 

» Como que os bondes elétricos foram sumindo dos EUA?

 

» O primeiro carro popular

 

CAMINHÕES COM CABINE DUPLA

 

É comum que caminhões de serviço para firmas, ou caminhões de bombeiros, acabem recebendo uma cabine adicional para levarem mais trabalhadores junto do material de trabalho. Em geral, a cabine dupla vai atrás da cabine convencional, podendo ser feita soldada e unida à cabine normal, ou em uma cabine separada, colocada imediatamente atrás da cabine de fábrica. Esses caminhões são diferenciados, mas não são os caminhões com duas cabines que estamos falando.

 

CAMINHÕES COM DUAS CABINES

 

As duas cabines levantadas, mostrando os motores abaixo delas.
[MAN BAI Janus 4000 Bifronte. Imagem: The Petrol Stop / Reprodução]

 

Os caminhões com duas cabines possuem uma cabine em cada extremidade, e podem ser dirigidos ou por uma, ou por outra. Como são dois pontos de comando, ou “duas cabeças”, usa-se o nome em inglês “two-headed” truck.

 

A criação desse tipo de caminhão ocorreu para atendimento a locais de difícil manobra, como túneis. Como haveria mais de um ponto para dirigir, dispensa-se a manobra para voltar, podendo-se optar pelo trajeto mais curto até um ponto seguro. Depois dessa invenção, surgiram alguns caminhões que são mais fáceis de manobrar, por conta dessa demanda de agilidade, do tipo 8 x 4, mas com uma única cabine.

 

Há o registro de alguns desses caminhões na Ásia, em sites diversos, mas não se observa modelos mais novos com essa característica: provavelmente, os veteranos ainda sirvam e novos caminhões assim não existam ou sejam raros. Modelos para salvamento à incêndio também são menos populares do que caminhões para usos comuns, pois possuem uma série de aparatos especiais, sendo muito mais equipados.

 

O RETORNO DOS FNMs

 

Se os caminhões com duas cabines podem acabar ficando na história, os FNMs estão voltando dela. Na sugestão de post que está na tarja azul 👇🏻, você fica sabendo como isso vai acontecer:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 FNM: da história para o Futuro

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários