Os perigos à saúde no uso do narguilé

 Saúde

 

Com o passar do tempo, fumar cigarros deixou de ser algo associado a status e “coisas boas”, mas outras drogas, iguais ou mais nocivas, entraram na lista de perigosas fontes de problemas de saúde. Uma dessas drogas é o narguilé, cujos perigos à saúde merecem atenção. Nesse post, vamos mostrar a você por que essa droga não merece fazer parte da sua vida.

 


Mais uma droga que deve ser evitada, por sua saúde!
[Narguilé: o que parece inofensivo faz um enorme mal à saúde. Imagem: PublicDomainPictures / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Quanto vale um ar puro?

 

» A maconha pode ser utilizada para fins medicinais?

 

» Cuide de você: deixe o ar entrar!

 

NO QUE CONSISTE ESSA DROGA?

 

Narguilé é uma invenção do oriente médio que se espalhou por outras partes do mundo. Num dispositivo, é queimada uma mistura com tabaco e substâncias que conferem essências de frutas e outras coisas que dão a impressão de ser uma droga leve, escondendo sua situação análoga de dispositivo para inalação de fumaça.

 

A queima da droga ocorre por meio de um fornilho com carvão, e a inalação acontece com o uso de uma piteira. Antes de a fumaça ser inalada, ela passa por um vaso com água (por isso o nome cachimbo-d’água também ser dado ao narguilé) e depois vai à piteira.

 

COMO QUE UMA DROGA ASSIM FICOU POPULAR?

 

Um fator para a popularidade estaria na crença de que a água ajudaria a amenizar os efeitos como droga, sendo “menos prejudicial” do que o cigarro, o que não é verdade. Em pouco tempo, fumar narguilé pode ser o equivalente a consumir uma centena de cigarros.

 

Outro fator está na presença de “essências” (sabores). As drogas convencionais podem não ser atrativas para pessoas que não fumam, então o narguilé e outros formatos “mais amigáveis” acabam sendo a porta-de-entrada para outras drogas.

 

Um último fato está na presença de narguilé em festas por aí. Além das drogas lícitas como as bebidas, o narguilé está livre para o consumo dos participantes de algumas festas, sendo que algumas pessoas que vão às festas e até compartilham em seus stories que consumiram a droga, como se isso fosse algo “maravilhoso”, que realmente valesse a pena.

 

DOENÇAS ASSOCIADAS AO USO

 

Para começarmos a falar sobre o que faz mal, vamos pensar em um ponto básico: o ser humano não foi feito para consumir fumaça. Em incêndios, muitas pessoas têm doenças posteriores não por terem sido queimadas, mas por inalarem fumaça, que contêm substâncias tóxicas como o monóxido de carbono. Nas drogas, como o narguilé, associam-se aos problemas da fumaça em si a presença de compostos com efeitos psicoativos.

 

Outro fator complicador está no compartilhamento do dispositivo de queima. As pessoas usam piteiras compartilhadas e, nesse contato, podem pegar doenças advindas da saliva dos outros. Esse risco existe ao compartilhar outros objetos com desconhecidos, e não deixaria de acontecer com a piteira, não sendo amenizado pela temperatura da fumaça.

 

Também existe o desenvolvimento de doenças no pulmão, com o passar do tempo. Uma delas é uma infecção por fungos chamada aspergilose. Houve um caso recente, retratado no programa Fantástico da TV Globo, onde uma moça que fazia uso de narguilé, uma vez por mês, dos 16 aos 19 anos de idade, teve aspergilose e precisou fazer, inclusive, uma cirurgia com retirada de parte de um dos pulmões.

 

Esse caso demonstra quão séria é essa prática de fumar narguilé, que, como outras drogas, não deve ser associada a algo menos nocivo e até como fator de inclusão social. Muitas drogas, inclusive as lícitas, só viram vícios porque achamos que não podemos ser alegres sãos: isso também não é verdade, a vida tem muito mais a oferecer!

 

POR QUE PARAR DE FUMAR AGORA?

 

Parar de fumar narguilé, ou ainda de consumir cigarros, é algo muito importante para a saúde, mas você sabe quais os efeitos dessa sábia decisão, especificamente quando falamos do cigarro? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você relembra ou lê um artigo onde falamos sobre esse assunto:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que acontece se você parar de fumar?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários