Cuide de você - Deixe o ar entrar!

Ciência & Saúde


Ventilação, iluminação e outros elementos não palpáveis podem parecer coisas banais, mas afetam a nossa qualidade de vida e mesmo a nossa saúde.  Sua presença deve ser muito bem planejada em projetos de edificações, mas a utilização delas afeta bastante. Depende muito das pessoas a busca por ventilação em níveis adequados, devendo ser estimulada ao máximo em todos os ambientes, inclusive nos meios de transporte também.

Ar puro entrando em casa
[Imagem: Eterno Sim]


Em casas e em escritórios, por mais que seja necessária a utilização de aparelhos de ar condicionado, é importante reservar algum tempo para a circulação de ar renovado no ambiente e desligar estes aparelhos. Em épocas de clima mais frio ou chuvoso, por mais que o vento sirva como um ‘resfriador indesejado’ do ambiente, devem ser abertas frestas nas janelas, com pequena abertura, pois é nesta época em que sistemas de aquecimento são ligados, mais pessoas ficam aglomeradas e satura-se de gás carbônico mais rapidamente o ar em circulação. A oferta de oxigênio precisa ser mantida dentro de um valor mínimo, sendo que quando é reduzida passa a haver problemas como a sonolência, haja vista que o cérebro necessita de oxigenação mínima para funcionar adequadamente.

Outro problema clássico da falta de ventilação adequada, nesta mesma época, está na contaminação por doenças como gripes e outras viroses transmitidas pelo ar. Neste caso, tanto os ambientes de trabalho como o transporte público merecem atenção, valendo a mesma regra de deixar pequenas frestas de circulação, para ninguém ‘passar frio’. Higiene e alimentação adequadas também contribuem na prevenção contra estas infecções.

A ventilação também promove um efeito secundário, mas importante também para o sistema respiratório: evitar a proliferação de mofo e microrganismos nas roupas, nas paredes e móveis. A presença de mofo em um ambiente, além de gerar um aspecto completamente desagradável e incômodo, pode desencadear crises alérgicas em pessoas com rinite alérgica, devendo-se manter sempre cuidado com sua formação. Em geral, regiões litorâneas ou com forte presença de umidade ambiente tem formação de mofo acelerada, não sendo dispensável de modo algum a ventilação periódica.

E ainda mais para você: Por que parar de fumar agora?




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários