Quanto vale um ar puro?

Ciência & Saúde


Em um mundo ideal, todos deveriam ter não só direito mas acesso à água potável, ar puro, moradia, educação, lazer, um mínimo conforto, política decente e... um monte de coisas. Se fizéssemos esta pergunta neste mundo, qualquer pessoa diria: ar puro não tem preço.

Mas, voltando ao mundo real, a situação de poluição chegou a níveis extremos que na China, no mês passado, várias atividades comerciais e industriais tiveram de ser freadas. De 25 ppm de partículas de poluição que seria o extremo pela OMS, chegou-se a níveis de 500 ppm. Nessa condição, segundo o Economist, tem-se o mesmo efeito de fumar a bagatela de 40 cigarros! Agora podemos dizer que, pelo menos por lá, ar puro vale muito.

China
[Imagem: Metamorfose Digital]


Como a famosa máxima de que enquanto um chora pelo falecido, outro vende o lenço, alguns tornaram um negócio a questão do ar puro. Houve um restaurante chinês que instalou um purificador e passou a cobrar uma taxa de ar puro para os clientes, o que foi considerado ilegal pelo governo local. Porém, esta ainda não é a situação mais curiosa: você já pensou que enlatar o ar, se este for de um lugar com ar puro, e vender para quem esteja em local poluído?!

Já houve quem enriquecesse com isso, inclusive. Uma empresa canadense está vendendo frascos com ar comprimido das montanhas de seu país, com preços que variam de 19 até 59 dólares canadenses, com vendas a todo vapor para os chineses, que estão fazendo o que podem para salvar sua saúde. Outro empresário atuou de forma semelhante, porém vendendo latas com ar, como as de refrigerante.

Com um ar extremamente poluído, os efeitos no aparelho respiratório vão desde tosse e irritação até doenças mais graves. Ainda se deve contar a redução dos níveis de oxigênio disponíveis, que acaba exigindo mais do aparelho respiratório para a obtenção do teor de oxigênio necessário à respiração celular. Por mais que se use máscara, mucosas e a região dos olhos também podem ficar profundamente irritados.






GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários