Pegada Ecológica

Desenvolvimento sustentável 

O conceito de desenvolvimento sustentável é bastante amplo e, a ele, cabem as mais diversas interpretações. Não há atividade humana que não impacte o meio, e não há quem queira abrir mão de uma boa qualidade de vida, a fim de que o Meio Ambiente seja preservado. Assim, o desenvolvimento sustentável consiste em boa qualidade de vida aliada a um impacto ambiental mínimo, do qual o Meio possa se recompor ao longo do tempo.
Assim como usamos valores numéricos como o IDH para medir a dimensão social de uma nação e o PIB per capita, são usados indicadores de sustentabilidade para mensurar este aspecto. Estes existem em grande número, entretanto, o que possui a maior aplicação entre eles é o Ecological Footprint Method ou o método da pegada ecológica, sendo citado pela primeira vez na obra de Mathis Wackernagel e William Rees – Our Ecological Footprint – Reduce Human Impact on The Earth – e melhorado posteriormente, com a colaboração de diversos sites que permitem o cálculo da pegada ecológica desde individual até global.
A pegada ecológica consiste em um valor de área apropriada necessária para a manutenção dos padrões de vida individuais e ou de uma população, além da assimilação dos dejetos gerados, baseando-se em uma produtividade média global por área de terra. Assim, matéria e fluxo de energia são transformados em área apropriada.
Abaixo, um vídeo feito pela WWF, ilustrando a ideia da pegada ecológica:

 
(Aguarde ao carregamento da página)  

Para saber mais sobre este indicador:

http://www.compendiosustentabilidade.com.br/compendiodeindicadores/indicadores/default.asp?paginaID=26&conteudoID=320&it_idioma=1

Outros indicadores de sustentabilidade existentes podem ser conhecidos através do site:
 
http://www.compendiosustentabilidade.com.br/compendiodeindicadores/introducao/default.asp?paginaID=25&it_idioma=1 

Postar um comentário

0 Comentários