Os principais gases que compõem o ar e suas aplicações

Química


O ar atmosférico é uma mistura homogênea de diversos gases, sendo os principais o nitrogênio, o oxigênio, o dióxido de carbono ou gás carbônico, os gases nobres ou raros (hélio, neônio, radônio, argônio, xenônio e criptônio) e vapores de outros gases. Vapor de água e poeira também fazem parte da mistura.

O nitrogênio está em cerca de 78% do ar atmosférico, tendo ponto de evaporação de -195°C. Ele é utilizado pela medicina no gás hilariante, um anestésico. Também entra na composição de explosivos, como o famoso trinitrotolueno ou TNT (tolueno - composto aromático, ou seja, com anel benzênico). Nos seres vivos, o nitrogênio está nos aminoácidos, unidades formadoras das proteínas, sendo átomo formador dos radicais amina.

 
[Vários gases compõem o ar em que respiramos, em diferentes concentrações. Imagem: Wallpapers downloads]




O gás oxigênio é fundamental à vida, participando das reações de respiração celular. Constitui cerca de 21% do ar, com ponto de evaporação de -183°C. Note que os pontos de evaporação dos gases constituintes do ar, trivialmente, deveria ser bastante baixo, fora dos limites de temperatura usuais na atmosfera. Além da função metabólica, o oxigênio é usado em indústrias metalúrgicas, de papel e celulose, em hospitais, clínicas e ambulatórios, entre muitas outras aplicações.

Já o gás carbônico tem proporção variável, de cerca de 0,03%, com ponto de evaporação de -78,5°C; sendo preocupação constante o seu aumento na atmosfera por ser um dos gases do efeito estufa. Redução ou compensação biológica das suas emissões é tarefa difícil, pois o gás é liberado como resíduo da respiração celular, na combustão (em queimadas, pelos escapamentos de carros, chaminés, etc.). É usado no refino de açúcar, em extintores (por não ser combustível), no gelo-seco, na gaseificação artificial de refrigerantes e águas minerais, etc. Para a redução de suas emissões, cada um deve fazer a sua parte e levar esta consciência ao outro, e é por isso que O Blog do Mestre se orgulha em ser neutro em emissão de CO2.





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários