Que tal ir para Kiev?

 Viagem  

 

Kiev é a capital da Ucrânia, país europeu que chegou a integrar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, e que hoje possui a república como forma de governo. A Ucrânia é o segundo maior país europeu, e foi bastante afetada com o final da URSS, porque a Rússia também estava fragilizada. De lá para cá, buscou incentivar a entrada de capital estrangeiro, o uso de suas terras e outros recursos naturais.

 

A capital ucraniana, para visitantes, apresenta símbolos mais tradicionais, de épocas longínquas, até aspectos de arquitetura moderna. Nessa postagem, vamos conhecer um pouquinho dos atrativos que Kiev guarda aos turistas:

 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» A curiosa igreja-navio de Lages-SC

 

» Alguns atrativos da capital do Brasil

 

» Conheça Trancoso, em Porto Seguro.

 

O DISTRITO DE COMFORT TOWN HOUSING

 

Ficou muito lindo esse distrito!
[A cor chama a alegria. Imagem: Matador Network / Reprodução]

 

O distrito de Comfort é um moderno bairro de Kiev que encanta, principalmente quando visto do alto. As edificações em si apresentam um formato padronizado, mas são extremamente coloridas e vibrantes. Esse é um projeto do ano de 2019, com mais de 500.000 m².

 

Comfort Town vista a pé
[Agora vamos ver na perspectiva do transeunte. Imagem: Archilovers / Reprodução]

 

A função do distrito é a habitação, tendo ruas e caminhos com paver, as edificações habitacionais e muitos espaços de lazer coletivo, prática de esportes e praças. Segundo os arquitetos que projetaram o conjunto habitacional, o orçamento era restrito, então as fachadas foram bem simples nas edificações habitacionais, havendo alguns detalhes adicionais em outras edificações, como uma escola de ensino médio, piscina e academia.

 

A CATEDRAL DE SANTA SOFIA/SOPHIA

 

A Catedral de Santa Sofia é realmente linda, né?!
[A catedral. Imagem: PT Nextews / Reprodução]

 

A catedral de Santa Sophia é a mais antiga de Kiev, e é ponto certo para visitação. Observando sua arquitetura, verifica-se detalhes que passam entre o formato de igreja, e detalhes que lembram aqueles templos muçulmanos, com um elemento que lembra esferas no topo das torres, treze ao total. No interior, há mosaicos e afrescos do século XI, de pintores bizantinos.

 

No visual, as cores externas são sisudas, ainda mais depois de vermos o distrito de Comfort. Paredes brancas; telhados, frisos e almofadas verdes; e topos e cruzes douradas. Nas laterais, há ainda alguns trechos salientes com telhado estilo “puxadinho”.

 

OS MUSEUS DE KIEV

 

Museu  de Chernobyl traz a atmosfera escura desse momento na história
[Vista interna do Museu de Chernobyl em Kiev. Imagem: Spotted by Locals / Reprodução]

 

Há vários museus em Kiev, para todos os gostos e de várias temáticas. É importante ressaltar que museu pode ser um local com antiguidades diversas, como acontece inclusive em algumas cidades do interior do Brasil, ou ser um local com uma temática específica.

 

Um desses museus é o de microminiaturas, o Mykola Syadristy. Também existem museus de aviação e um museu nacional destinado a guardar elementos históricos da Segunda Guerra Mundial, especificamente relacionados à Ucrânia.

 

Outro museu ucraniano, o último que vamos destacar aqui, é o de Chernobyl. Esse museu permite entender muito mais sobre esse triste episódio, que consistiu em um acidente em uma usina nuclear, na época em território soviético, por erros humanos e descumprimento de protocolos, o que fez ocorrer a contaminação radioativa local e resquícios radioativos chegassem muito longe, até os EUA. Medidas de contenção foram necessárias, o local da usina e o entorno foi evacuado e, sob a perspectiva da Ucrânia, 7 % do território foi afetado, segundo indicou Rafael Helerbrock, em texto no site Brasil Escola.

 

A PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA

 

Vista da praça da Independência de Kiev
[A praça da Independência. Imagem: Folha / Reprodução]

 

Essa praça é o grande centro vivo da cidade de Kiev, onde acontecem grandes eventos e festivais. O local é cheio de simbolismos, pelos elementos que envolve, sendo o mais destacado o monumento da independência, com quarenta metros de altura.

 

Em 2014, num movimento revolucionário interno, a praça foi palco de uma cena de guerra, com muita destruição. Hoje, por ser um local tão importante, o coração da cidade, já foi recuperada e, quando a pandemia deixar, será novamente palco de umas boas aglomerações.

 

QUANDO O SEU CASTELINHO-DE-AREIA CRESCE...

 

Voltando ao Brasil, mais precisamente no nosso litoral: você já pensou em um castelo-de-areia gigante? Alguém já e na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você descobre onde e como é:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O castelão-de-areia

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários