Por que preferir feira do produtor?

Alimentos


Desde as menores cidades até as maiores, ao ar livre ou mesmo em estabelecimentos como mercados públicos, as feiras de verduras, frutas e outros itens agradam senhores e donas de casa de todas as idades. Apesar de existirem supermercados ou fruteiras, essa forma de comércio não se extinguiu com o tempo.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/04/FeiraDoProdutor.Alimentos.Variedades.html
[Imagem: HubertPhotographer]



Vários motivos permitem explicar que o sucesso dessas feiras se mantenha. Um deles é de que, pelo menos em alguns locais e alguns itens são orgânicos e oferecidos diretamente por seus produtores aos consumidores. Não só são produtos mais saudáveis, como aquecem a economia local.

Em alguns casos, podem ter preço menor do que o comércio varejista com estabelecimento próprio, e ainda assim renderem bem mais ao produtor do que a venda aos distribuidores. Esse preço menor não acontece apenas na "xepa", mas a todo o momento. Em alguns casos, o produtor também consegue vender alguns produtos com maior valor agregado, como queijos e salames.

Uma das desvantagens dessas feiras está naquelas que ocorrem ao ar livre. Em dias mais chuvosos ou frios, o cliente fica mais desestimulado a comprar, pela própria condição climática. Quando ocorre em um mercado público, ainda há o incômodo do tempo, mas as pessoas ficam menos expostas.

A compra nas feiras livres é uma atividade que promove sustentabilidade. Para alimentos ou quaisquer outros itens, é importante preferir o produto local, o que aquece a economia, gera empregos e reduz custos e emissões de poluentes por transporte. E no ato da compra em si, é preferível usar sacola plástica retornável (um pano já limpa possíveis sujeiras), como aquelas de ráfia - só não vale querer utilizar a sacola como porta-sacolas plásticas convencionais, pois aí não estará ajudando de nada!

Dentre as explicações do sucesso, uma delas é fundamental, que é a nossa ligação com a terra, com o meio rural. Comprando do produtor você vê a face de quem produziu seu alimento, ele tem mais vida. E, além de tudo, o orçamento familiar agradece.


👉 E ainda mais para você: Quais os principais tipos de vinhos?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários