Conhecimento tácito ou explícito?

por - segunda-feira, fevereiro 25, 2019

Variedades


Conhecimentos em si podem ser muito valorosos, em formas gerais ou daquilo que precisamos saber para exercer nossa profissão. Costuma-se fazer outra divisão importante entre os tipos de conhecimento, entre tácitos e explícitos:

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/02/TacitoOuExplicito.Conhecimento.Variedades.html
[Imagem: ninocare/Pixabay]



Conhecimento tácito é baseado em ações humanas e experiências de vida, pontos de vista, atitudes, etc. Pessoas que não passaram por níveis maiores de escolaridade tendem a defender o conhecimento tácito como o único válido, em detrimento do explícito. Na verdade, ambos são relevantes.

O conhecimento explícito foi formalizado em documentos, em um site ou blog ou até mesmo em uma lista de como fazer. Sua disseminação é facilitada por não depender apenas da pessoa e de sua disposição ou disponibilidade para que esse conhecimento seja acessado por outras pessoas.

Nas organizações, busca-se utilizar-se de conhecimento explícito e transformar aquilo que for tácito, a princípio, em explícito. Existe tal necessidade porque pessoas vêm e vão, mas as organizações ficam, com a contínua necessidade de manter suas atividades.




👉 E ainda mais para você: Criacionismo e Big Bang



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

#PartiuLer Mais essas sugestões de posts!

0 comentários

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!