Significados das bandeiras (03) - Estado do Paraná

Curiosidades

De projeto do cidadão paranaense Manuel Correia de Freitas, apresentado em 3 de julho de 1891, e de desenho do artista Paulo de Assunção, a bandeira paranaense se destaca por possuir elementos em uma escala relativa, bem como não usar cores como o preto e o vermelho, presentes em muitas outras bandeiras estaduais ao longo do Brasil.

PR
[Imagem: Governo do Estado do Paraná]


No centro de uma faixa branca, representando a paz, a bandeira paranaense possui uma esfera com as estrelas do Cruzeiro do Sul. Entre elas, a representação é a comum, com cinco pontas, porém as maiores são representadas em tamanho maior, sem seguir uma escala real, porém respeitando as diferenças entre dimensões. No lado direito da esfera, temos um ramo de araucária, também chamada popularmente de pinheiro-do-paraná, enquanto que do lado esquerdo, há um ramo de erva-mate, duas fontes de riqueza naturais à época da criação da bandeira.

Aliás, as riquezas naturais dominam o fundo da bandeira, coberto por verde. Até aí, nenhuma novidade, mas aí vai um fato curioso: a esfera celeste desenhada no centro da bandeira está inclinada segundo a posição astronômica da cidade de Curitiba, capital do estado, na noite de 29 de agosto de 1853, data da assinatura da Lei imperial nº 704, que aprovou a emancipação política da província do Paraná e que a desmembrou da então província de São Paulo.

O Trópico de Capricórnio intercepta o estado paranaense ao norte. Da mesma forma, a esfera celeste é interceptada por uma faixa branca, cor que representa a pacificidade do povo paranaense, seja nela, seja na faixa branca diagonal secundária. Exceto em reduções, esta bandeira não permite jogos de adivinhações, afinal possui o nome do estado estampado em sua esfera.







GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários