Gêneros textuais da Internet

Língua Portuguesa


A língua portuguesa, ou mesmo outras línguas vivas, passam por evoluções, onde se criam novas palavras, incorporam-se termos de outras ou surgem novas formas de produção textual. Com a internet, novas formas de se comunicar surgiram, cada uma com suas singularidades. Vamos ver mais logo a seguir.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/10/GenerosTextuaisDaInternet.Tecnologia.Variedades.html
[Imagem: Andrew Neel (Unsplash)]



Postagem em rede social


Exige textos curtos e geralmente impacta mais quando associada a uma imagem. Quando o vivente se estende demais no que escreve, corre o risco de que não leiam nada ou só até o "leia mais".

Um recurso que ajuda as pessoas a encontrarem postagens semelhantes (desde que curtos) é o de marcadores ou hashtags. A menção a outras pessoas ocorre de forma inteligente com o uso de @nomedeusuario.

Como são formatos limitados, podem ser associados a sites para outros locais da web. Isso permite que quem foi impactado pela postagem na rede social leia mais se estiver interessado.

Postagem em blog


As postagens em blog permitem textos mais longos e completos, ideal partindo de setecentas palavras. Não se adequam ao público em geral por exigirem maior esforço de criação, configuração e manutenção do que redes sociais, onde os formatos já são prontos.

Os blogs podem atender a uma grande gama de textos. Podem ser desde um diário (de experiências, viagem, pescaria, gravidez) até sobre textos variados. Mais do que nunca é preciso escrever algo relevante e ter extremo capricho no seguimento da norma culta da língua portuguesa.

Empresas associam seus sites a blogs próprios para poder contar novidades. Um formato estático de site não permitiria isso.

Stories


São imagens ou textos com fundos coloridos que buscam comunicação rápida. Eles estão presentes em aplicativos como Snapchat, Instagram, Facebook e WhatsApp.

Nesse formato, quanto menos textos melhor. A passagem é bastante rápida (e nem todas as pessoas sabem que podem congelá-la ao pressionar) e a disponibilidade é de apenas um dia. Ainda há a limitação das bordas superior ou inferior, onde nada se pode escrever (interfere em caixas de resposta ou nomes de usuário).

Guest-post


É um modo de um produtor de textos na internet falar sobre o que sabe e divulgar seu site/blog em outros sites. A estrutura do texto deve seguir o que o site/blog que aceitou o guest-post determinar, não esquecendo de se identificar ao longo ou no final do texto.

Publieditoriais


A propaganda vai mudando com o tempo. Uma experiência mais pessoal e verdadeira de quem conhece, experimentou ou teve algum contato com certo produto pode ser decisiva para quem quer comprá-lo pela primeira vez, quando da escolha da marca ou modelo.

Com essa ideia, alguns sites e, principalmente blogs, produzem textos que são uma mistura entre entretenimento e publicidade. A marca de mistura para bolo pode oferecer uma amostra à blogueira de culinária para que ele teste e recomende seu produto às suas leitoras. Nesse caso, é preciso haver alguma menção de que é publicidade.

Outro exemplo são páginas especiais em portais como o gshow. Em datas como final de ano ou dia dos pais, alguma página pode conter um texto que recomende as vantagens de usar um barbeador, por exemplo.

Memes


São misturas de uma imagem qualquer com um texto cômico (pode ser pastiche) ou crítico (paródia) curto (sem escolha, deve ser). Quando bem escolhida a imagem, pode ajudar a transmitir a ideia que se teve (algo para pensar com um personagem apoiando o rosto com uma das mãos, por exemplo).

O único risco do meme é de alguém entender que uma pessoa que estiver na foto disse o que está ali. É preciso inserir o autor nesse caso, porque a interpretação de texto de algumas pessoas é pequena.

Videoaulas


Levam pouco texto escrito e mais áudio e vídeo. Entretanto, são produzidas seguindo um roteiro, que não deixa de ser textual.

Elas democratizaram o acesso ao conhecimento, ajudando quem tem dúvidas. Por outro lado, é preciso ter cuidado com o tom informal do diálogo.

Mensagem instantânea


Sejam os quase ultrapassados SMS como as mensagens de Messenger, WhatsApp, Hangouts, Skype e outros, as mensagens instantâneas deram um toque de discrição às conversas. Pode-se escrever à vontade, mas de que tamanho será cada mensagem ou quantas mandar... isso varia segundo vários motivos (veja mais nas sugestões). Quando a pessoa puder, ela lê (será?).

É um meio mais informal do que os outros gêneros. Permite abreviações, podendo não haver ponto final ao terminar a mensagem. Mas a pontuação no meio do parágrafo é bom continuar usando, pois o outro não está ali para interpretar a face ou a entonação do outro.

A vantagem é poder trocar respostas quando a decisão a se tomar for rápida. Se nem todo o mundo olha um e-mail com frequência, suas redes sociais sim.

Mensagem autoapagável


Deve ser superobjetiva, com praticamente nada de texto. Pá, Ra, Pom Tum... apagou... Só não se apaga quando for nude (cuidado!).

Indireta


É o gênero para quem esquece que nas redes sociais mais completas falou para um, falou para todos. A pessoa quer discutir a relação ou criticar o outro e aí todos os outros ficam querendo saber para quem foi o recado ou se foi para si próprio. Esse é um formato a ser evitado na web.

E-book ou revista eletrônica


Segue o formato das publicações impressas, incluindo páginas, sumários, folhas em branco, etc. Em alguns casos, podem ser lidos em pdf, ou então inseridos em softwares que simulam a revista física, até com efeitos visuais e sons para folhear. Ainda terão de mudar para se adequar ao modo de leitura da web, recebendo hiperlinks e outras formas mais fáceis de navegar.



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