Curiosidades
Com o passar dos anos, em função do próprio
modelo capitalista, ocorre evolução nas empresas, modernização de sua
infraestrutura, ou mesmo deixam de existir. Essa metamorfose, por um lado é
necessária, para que se busquem melhores processos, ser mais atrativo, etc. Mas
por outro impede que se conserve aspectos de infraestrutura e espaços que
contem a nossa história.
Um dos lugares que ainda persiste em meio a
este ambiente é um posto localizado no município de Rancho Queimado, em Santa
Catarina:
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[Imagem: Felipe Carneiro / Diário Catarinense] |
Segundo reportagem do portal GaúchaZH, esta
história começa lá na década de 1950. O empresário Teófilo Schütz fechou um
posto de gasolina com bomba manual, aberto no começo da década, e abriu outro
com a bandeira da estadunidense Chevron Texaco, no ano de 1959. O posto tinha
todos os atributos de modernidade para sua época, contando com um hotel para
descanso dos viajantes, rampa para lavagens e uma oficina mecânica.
Atualmente é comum que quase todos os postos
de combustíveis tenham um formato semelhante, com alusão apenas à bandeira da
distribuidora e telhado alto cobrindo o espaço de abastecimento. Isso reflete o
que se definiu como relevante para esse tipo de construção hoje, o que é bem
diferente se olharmos este prédio, ainda mais que sofreu poucas intervenções.
Nota-se no edifício várias características do
momento de sua construção, como reentrâncias e saliências definindo detalhes
arquitetônicos e letreiros (até mesmo estrelas da Texaco). Também é possível
observar capitéis curvos abaixo da marquise, grades com detalhes no formato de
estrelas e elipses, bem como janelas que, apesar de terem grandes vãos, ainda
possuem vidraças muito divididas pelas estruturas em ferro, basculantes.
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[Imagem: Felipe Carneiro / Diário Catarinense] |
Partindo ao aspecto de mercado, o posto
sofreu grande revés após ser definida a diretriz (traçado) da BR-282, que
acabou não passando por ali. Isso fez com que os antigos passantes mudassem de
caminho, pois o posto ficou mais distante de seus trajetos 7,5 km. Apenas quem
tem real interesse de ir à localidade acaba conhecendo.
Falando em poucas intervenções, foi
necessária a troca das bombas de combustível e um novo reservatório para
atender exigências atuais. Enquanto alguns membros da família proprietária
desejam mudanças no prédio, outros acreditam que deve ser mantida a
configuração atual, que possui significado histórico. E, apesar desse
significado, a família nunca abriu processo de tombamento histórico, em função
de evitar burocracia.
Nem mesmo a bandeira do posto possui outros postos
no Brasil. Desde negócios envolvendo as empresas detentoras das marcas Ipiranga
e Ultra e a padronização desses postos sob uma única marca, atualmente existe,
além deste posto, apenas a presença da marca Texaco na forma de óleos
lubrificantes.
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