As cores podem significar muito

Curiosidades


Algumas pessoas ficam com o pé atrás quando se fala de significados de cores, principalmente considerando as festas de final de ano. Há quem diga que vestir-se de branco, amarelo, preto ou azul resultem no mesmo ano novo. De fato, não existe essa diferença toda se você não acredita nesse tipo de simpatia, mas há muitos outros significados por trás das cores que podem ser muito interessantes. 

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/09/CoresESeusSignificados.Curiosidades.html
[Imagem: English live]


Formalidade
#######
Tons de cor mais escuros, próximos ao marrom e preto, demonstram personalidades mais sérias quando colocados em roupas. Nas casas, na forma de pedras e madeiras envernizadas, podem buscar representar mais sofisticação. Por outro lado, o excesso de cores assim pode escurecer demais ambientes, inibir a descontração ou mesmo, quando em pintura externa de residências, aumentar o aquecimento interno por radiação solar.

Sabores
#######
Nossos sentidos costumam associar as cores (estímulo visual) aos sabores (estímulo de paladar). Em teste feito no programa Fantástico, várias pessoas erraram o sabor de refrigerantes quando os corantes foram trocados. Por isso, por mais que os sucos de fruta anunciados pelos fabricantes sejam insuficientes para dar cor aos refris, os corantes são devidamente escolhidos para permitir a associação de sabor. Não seria muito difícil de lembrar de laranja, limão, água, morango, mamão, uva e banana ao ver a sequência de cores acima.

Calor
#######
Cores entre o vermelho e o amarelo transmitem a sensação de calor. Podemos associar essa ideia a alguns elementos naturais como o Sol, cujo nascer e poente tecem gradações belíssimas nestas cores; ou ainda a o fogo ardente (exceto àquela chama do gás de cozinha). O aquecimento de resistores em fornos elétricos e estufas também confere tom avermelhado.

Momento do dia
#######
Indo mais a fundo nos tons do céu, o período do dia em que estamos se reflete em diferentes cores. Começamos da mais alta claridade até o magnífico céu em azul-marinho. O uso das cores em coordenação com o período do dia é uma estratégia que traz maior familiaridade com programas de TV, por exemplo. Considerando os telejornais da TV Globo, temos o alvorecer em branco e laranja no H1, dia claro em branco no Bom dia Brasil, amarelo de sol vibrante no Jornal Hoje, azul intenso e iluminado no JN e azul forte, cenário menos vibrante, no JG.

Neutralidade
#######
Tons apagados ou off-whites têm ganhado mais espaço na pintura de casas mais modernas, itens de decoração ou mesmo roupas. Alguns fatores explicam esse sucesso, por serem cores que também passam claridade, mas não demonstram tão claramente sinais de desgaste e envelhecimento. Estas cores também apresentam neutralidade, que pode cair muito bem com itens vibrantes de destaque (como móveis ou roupas coloridas).

Sentimentos e desejos
#######
Os sentimentos e desejos representados por cores são as clássicas traduções daquilo que vemos nos finais de ano ou em outras festividades / momentos da vida. Branco representaria a paz (ou a busca por ela) e a pureza; preto a morte e as trevas; vermelho a paixão e o poder (há quem afirme que se vestir de vermelho o torna mais sexy aos olhos do outro); rosa o amor (que é um pouco mais brando do que a paixão não por acaso); amarelo o dinheiro (que pode ser uma associação direta ao ouro); azul a serenidade (nunca entendi isso muito bem, mas gosto dessa cor); laranja o poder amenizado; verde a esperança e roxo a reflexão (por isso ainda há quem associe velório ao roxo, que ocorre nas estolas de padres católicos em períodos do ano eucarístico relacionados à reflexão).


👉 E ainda mais para você: Algumas curiosidades sobre aeroportos



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários