Somos todos iguais?


Cultura e comportamento


Alguns temas que estão presentes do nosso dia-a-dia são o multiculturalismo e diversidade cultural. No mundo atual, onde temos a internet como comunicação, a interação entre os povos ficou tão próxima e ao mesmo tempo tão distante.


[Imagem: Mundo em pauta]



Perante às leis dos direitos humanos todo ser humano tem o direito de expressar a cultura do seu povo. Mas a lei dos direitos humanos é um conceito ocidental. Por exemplo na Índia existe o sistema de castas que divide a sociedade, mesmo que a pessoa de uma casta menor suba de classe sempre vai ser mal vista pelos conservadores que acreditam nesse sistema.

No mundo islâmico a mulher ainda é submissa ao homem mesmo que a lei dos direitos humanos garanta benefícios para todas as mulheres nesse mundo. Dificilmente esses valores serão mudados na cultura oriental, mesmo que as culturas interajam chegando até criar novas culturas.

Ao mesmo tempo que surgem novas culturas, ainda existem pessoas que seguem os valores “tradicionais” como o grupo extremista Estado Islâmico e os neonazistas. Com a crise dos refugiados que estão saindo da Síria para Europa, será que seus descendentes no futuro seguirão a cultura majoritária do país que os abrigaram ou terão o poder de mudar a cultura desse país? Isso já está acontecendo na França onde o governo tentou impedir o uso do véu pelas mulheres muçulmanas sendo que em alguns anos a população islâmica será maior do que a população cristã, transformando a França, um país tradicionalmente cristão em um república Islâmica.

Para que minorias tenha serem seus direitos assegurados precisam de representantes no poder para lutas pelos seus ideais e pela sua cultura. Mas não pode acontecer como aconteceu na África do Sul com a regime de segregação racial chamado de Apartheid, quando a população branca que é minoria no país, domine a população negra que é maioria absoluta da nação.

Os valores do multiculturalismo devem presente na formação do ser humano não importando qual a sua cor de pele, religião e opção sexual; esses valores precisam ser respeitados pelo Ocidente e pelo Oriente. Só assim conseguiremos viver no mundo de direitos iguais com cada pessoas com sua particularidade, pois nesse sentido nunca seremos iguais, precisamos aceitar as diferenças.

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA, jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto pertencia ao blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre. Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.


👉 E ainda mais para você: O ritual da felicidade



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários