O que fazer quando alguém tem convulsões?

Primeiros Socorros


As convulsões são movimentos corporais involuntários que ocorrem por contrações musculares devido a grande atividade em determinadas áreas cerebrais, e que podem ocorrer ou não por consequência de febres altas em crianças (a temperatura onde ocorre convulsão é algo pessoal, não sendo uma constante) ou mesmo por conta de uma doença, como a epilepsia. Apesar de que a situação possa ser bastante triste para quem esteja presenciando, há comportamentos comuns que podem, ao invés de ajudar, atrapalhar, por conta inclusive de mitos bastante difundidos sobre convulsionar.

Primeiros Socorros
[Imagem: Centro Clínico Piracicaba]


Ninguém enrola a língua e a engole quando convulsiona, por isso nunca se deve enfiar as mãos em quem estiver convulsionando nem tentar medicá-lo, pois, além de não ajudar, pode-se ser mordido por conta dos movimentos. Também existe o risco de engasgar a pessoa em convulsão se forem introduzidos objetos para segurar sua língua, como canetas, por exemplo.

Para evitar acidentes, é preferível deitar a pessoa no chão (se for um assoalho de madeira), afastada de objetos para não ocorrerem pancadas, e de lado, pois é grande a liberação de saliva durante uma crise e, o risco de uma pessoa se afogar por conta desta saliva é real. Deve-se erguer o queixo da pessoa e afrouxar suas roupas também.

Para crianças pequenas, há a possibilidade de convulsão por conta de febres elevadas, e, por isso, se deve tomar medidas preventivas como banho morno (nunca gelado) e remédios (cuidando com a dosagem de paracetamol). Convulsões não são o problema em si, mas um indicativo dele, como uma infecção. Em caso de convulsão, se devem tomar os mesmos cuidados gerais acima, tomar a temperatura da criança e saber o tempo de duração da crise, que servirão como dados-base para o médico saber a causa. Assim que termine a crise e se faça a medição de temperatura, se deve buscar atendimento hospitalar.






GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários