O que fazer em caso de queimaduras?

Primeiros Socorros

Para fazer os primeiros socorros, é preciso avaliar o tipo de queimadura, quanto a sua gravidade (o famoso primeiro, segundo e terceiro graus). Assim, de acordo, mudam os procedimentos. As informações abaixo vêm de textos escritos pelo Dr. Drauzio Varela.


[Em todos os casos, aplicar água corrente sobre a queimadura é o procedimento padrão. Imagem: Maricá]




Se a queimadura for de primeiro grau, o local afetado deve ser colocado abaixo de uma torneira e receber água fria, por cinco minutos. Caso a queimadura for leve, mas extensa, use um chuveiro. Após, a pessoa deve ser seca, mas sem esfregar. Podem ser usados remédios para dor a fim de contê-la (como paracetamol e dipirona) e anti-inflamatórios em caso de dor mais forte. Nunca devem ser usados: pasta de dentes, pomadas, manteiga, pó de café, gelo, etc. , pois eles não aliviam a dor e podem desencadear um quadro alérgico, além de, é claro, grudar na pele.

Para queimaduras de segundo grau, vale a mesma recomendação de colocar o local afetado sob água fria, seja via torneira ou chuveiro, e não usar produtos e coisas estranhas sobre as feridas. Além disso, em queimaduras de segundo grau, ocorrem bolhas, que não devem ser furadas, pois os germes da pele podem afetar o local. Deve ser usada uma gaze ou pano limpo com vaselina na porção do pano que ficará em contato com as bolhas, caso estas tenham rompido, principalmente. O curativo deve ser trocado todos os dias.

Em caso de queimaduras de terceiro grau, se deve proceder semelhantemente às de segundo, sem se preocupar em colocar vaselina no pano limpo. Nestes casos, muitíssimo graves, ainda mais se a cabeça, tórax ou pescoço forem bastante atingidos, chame o socorro imediatamente, ligando para 192.

Porém não basta falar de primeiros socorros sem pensar em reduzir os danos, se possível. Caso as roupas de alguma pessoa passem a pegar fogo, se deve usar um pano, toalha ou cobertor molhado e recobrir a região em chamas, da cabeça para baixo. Se deve evitar que a vítima saia correndo, pois isso aumenta o fogo. Não havendo tecido molhado à disposição, se deve pedir para a pessoa rolar no chão ou colocá-la sob água fria de um chuveiro. Ao apagar as chamas, se deve, imediatamente, remover suas roupas, para que não grudem, e aplicar água fria cuidadosamente sobre a região afetada.
Em seguida, se deve chamar o socorro, mantendo a pessoa em posição que a maior parte das regiões afetadas fique para cima. Enquanto se espera, remédios para dor devem ser usados.
Em casos de incêndio, geralmente se consegue sair a tempo, mas é preciso ter cuidados, da mesma forma. Ligar imediatamente para os bombeiros (193), em seguida a estar salvo, é importante para o fogo não se alastrar por edifícios vizinhos. Para sair de um local em incêndio, com muita fumaça, use um pano molhado como máscara, e se movimente rente ao chão. Se uma porta estiver com sua maçaneta muito quente, se possível, procure outro lugar para sair, pois o cômodo seguinte pode estar em chamas. Use escadas, pois elevadores podem ter panes elétricas e parar no meio do caminho (é por isso que vários edifícios possuem portas corta-fogo, assegurando ainda mais a fuga). Se o incêndio estiver no começo, busque isolar portas com panos úmidos em suas frestas, e umedecer tapetes, toalhas e cortinas, a fim de que ele não se alastre e que a fumaça não passe para outros cômodos.
Nos casos de queimaduras por produtos químicos, também se deve colocar a queimadura sob água fria, com cuidado para não introduzir mais produto na região afetada ao remover a roupa do queimado. Laboratórios de Química possuem, obrigatoriamente, chuveiros nos corredores, para tal ocorrência. Se os olhos forem afetados, há mais um agravante, sendo necessário lavar os olhos com água abundante e ir imediatamente procurar atendimento médico..


Você também pode gostar de: (Ciência & Saúde) Saiba o que é e como evitar o botulismo.





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários