A cirurgia cantada

Curiosidades


Um vídeo chamou a atenção nas redes sociais, onde o catarinense Anthony Kulkamp Dias, de 33 anos, teve parte de um tumor próximo à área do cérebro que controla a fala e coordenação motora retirado com anestesia local e, durante o procedimento, tocava um violão e cantava. A cirurgia aconteceu no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão – SC. E acredite, isto não é história dos Simpsons.

[Imagem: Revista Veja]

O procedimento foi realizado desta forma para que se soubesse até onde ir durante a extração, o chamado monitoramento cerebral, já que a região do tumor controla funções sensoriais como a fala e também a coordenação motora. Foi aplicada anestesia local e, durante certa parte da cirurgia, quando Anthony sentiu sua mão puxar, se teve o alerta esperado. É preciso ter autocontrole por parte do paciente, e que a equipe médica passe confiança para este, e o paciente não pode dormir nestes casos.

Esta não é a única cirurgia realizada nestes moldes, mas é a primeira realizada naquele hospital em que o paciente permanece cantando. Em cirurgias convencionais, uma fonoaudióloga mostra figuras ao paciente e ele fica dizendo do que se trata, por exemplo. A duração de todo o procedimento cirúrgico foi de cerca de nove horas.

Anthony foi cantor profissional durante vinte anos, e além de violão ele ainda sabe tocar acordeom, teclado, trombone, trompete e... ufa! flauta doce. Segundo entrevista, quando ele cantou ‘telefone mudo’, houve até pedido de bis por parte da equipe médica. Porém o show não foi ininterrupto: foram intercalados momentos de cantoria e momentos de conversa com médicos e enfermeiros.







GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários