Existem horários bons e ruins para tomar café?

Ciência & Saúde


O café é uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros e, segundo o IBGE, o alimento mais consumido por aqui. A começar pela cafeína, com efeito estimulante, é considerado uma boa pedida para quem está buscando ficar mais ativo e aumentar a concentração. E é por aí que considerar esse efeito começa a cair por terra, segundo pesquisas de Steven Miller, doutorando em ciências da saúde da Universidade de Bethesada, nos EUA.

Cafeína x Cortisol
[Imagem: saúde dica]


Uma das conclusões da pesquisa de Steven já é nossa velha conhecida: não se deve ingerir café e outras bebidas com bons teores de cafeína, por seu efeito estimulante, nos horários em que precisamos dormir. Mas este não foi o único ponto abordado pela pesquisa. Para começar, Miller analisou todo o ciclo hormonal diário, e descobriu que o café interfere no efeito do hormônio Cortisol, cujo pico maior diário se dá entre 8h e 9h.

Esse hormônio gera um efeito semelhante, nos fazendo ficar alertas. Logo, se o café interfere no processo, é como se não estivéssemos aproveitando esse potencial importante, tomando em um horário inadequado. Portanto, deveríamos tomar café em horários onde não ocorre produção de cortisol, como 06h00 às 08h00, 9h30min a 11h30min, 13h30min a 17h00min, 19h00min a 21h00min e 0h00min a 1h00min (claro, neste últimos horários, se não estamos com muita vontade de dormir à noite), Note que quem toma café bem cedo aproveita ao máximo os efeitos do café.






GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários