A Verdade sobre o Dia da Mentira

Curiosidades

O dia primeiro de abril é considerado mundialmente como o dia da mentira. Por isso, é preciso estar bem atento porque nesse dia tudo pode ser um pouco diferente do que te contam... E na busca sobre a verdade na origem do dia da mentira, várias estórias existem por aí e, como nosso interesse não é confrontar umas com as outras, ainda mais hoje, vamos mostrar algumas delas. Principalmente hoje, azul e preto podem sim ser branco e dourado.  

Dia da Mentira
[Imagem: ©Disney]


Na França, durante o século XVI, as comemorações do ano novo eram na semana de 25 de março a 1º de abril, tradição que permaneceu até o ano de 1562, quando o papa Gregório XIII instituiu o calendário gregoriano com primeiro de janeiro como data de início de ano. Somente dois anos depois é que o rei francês estabeleceu o novo calendário, com algumas pessoas impondo resistência à mudança ou desinformadas continuando a comemorar no período antigo. Os adeptos à mudança de calendário, passado algum tempo, passaram a brincar com os ‘bobos-de-abril’ e criar comemorações falsas. Aí a moda se espalhou pela Inglaterra e depois pelo mundo.

Nem todas as mudanças de padrões de tempo tiveram a aceitação do calendário gregoriano. Ao longo da história, houve a tentativa de mudar o padrão com 24 horas diárias, que, como é óbvio para os viventes atuais, não vingou.

Outra hipótese para o dia primeiro de abril ser o dia da mentira é o fato de ser a data do deus Loki, que na mitologia nórdica é quem cuida desse tema. Porém, segundo contam as lendas, as suas mentiras e enigmas não eram tão simples de desvendar e a sua relação com os outros deuses mitológicos seria bastante conturbada, além de ser desproporcional a sua estatura, um tanto gigantesca.

Agora, falando sério, o Brasil anunciou que irá estabelecer um novo calendário, com sexta fazendo parte do final de semana, com o dia 7 de setembro como a data de início do ano, onde já deve começar a valer o horário de verão de setembro a março e haverá dois carnavais por ano...

E ainda mais para você: Cidades brasileiras com nomes curiosos




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários