Onde e por que existe o horário de verão?

Variedades

O horário de verão é estabelecido em regiões de países de todos os continentes (veja o mapa temático abaixo), porém em períodos diferentes do ano, visto que os períodos de maior calor ocorrem em épocas abrangendo o verão e a primavera. Os países mais distantes da linha do Equador são os que mais se beneficiam da medida, porque uma hora representa uma variabilidade muito grande de luminosidade.

 
Gráfico
[Imagem: G1 / Reprodução]



Mas, não são os ganhos que chegam a 5% de redução da demanda de energia elétrica que impulsionam a adoção. Desde os primeiros idealizadores da mudança no relógio, que desejavam a economia de cera de vela, aos tempos da hidroeletricidade, o principal fator a ser considerado é a redução da sobrecarga com a flexibilidade de um dos grandes horários de pico, que ocorre ao fim da tarde. A não ocorrência de sobrecarga gera, entre outros benefícios, uma melhoria dos serviços prestados pelas concessionárias.

Historicamente, o primeiro horário de verão brasileiro ocorreu entre os anos de 1931/1932, na Era Vargas, sendo esquecido por um longo período até ser novamente implementado após a redemocratização do país, no governo Sarney.

No mundo, por conta do consumo de cera de vela antes mencionado, o primeiro a mencionar a ideia de horário de verão foi o estadunidense Benjamim Franklin, porém a ideia não vingou, lá por 1790. Já passado um século, o britânico William Willett teve ideia semelhante mas, apenas em 1916, um ano após a sua morte, a Alemanha foi a primeira a adotar o horário de verão.

Porém, como nem tudo são flores, há quem reclame e muito da alteração de horário. Os efeitos biológicos de mudar a rotina são um pouco desagradáveis, como o cansaço e a falta de apetite. Por outro lado, o dia recebe um ar de ainda mais prolongado, 'sobrando dia' a quem trabalhou e quer se divertir ou praticar algum tipo de esporte ou exercício físico, e este ganho em qualidade de vida pode ser bem satisfatório.

Horários de diferentes atividades têm algumas mudanças, como no caso da programação de tevê, mas isso nos estados em que não há horário de verão. Alguns estabelecimentos comerciais dão uma atrapalhada nos objetivos do novo horário e mudam seu período de funcionamento, prejudicando o ganho com lazer de seus funcionários, fazer o quê...


E ainda mais para você: Sua pele e o verão





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários