Algumas curiosidades sobre o tangram.

 Curiosidades

 

Um tangram consiste em um conjunto de partes de uma figura geométrica, que podem ser reorganizadas e formar novos desenhos. O mais famoso dos tangrans é o chinês, cujo nome seria a união de “Tan” – uma das pessoas que fazem parte das lendas, e “gram” – de gravura, representação gráfica. Nessa postagem, vamos saber mais sobre os tangrans, esses curiosos precursores dos quebra-cabeças, que encantam crianças e servem para ensinar a jovens e adultos alguns princípios de matemática.  

 

 

Veja as peças do tangram nas mãos da criança
[Criança se diverte montando tangram. Imagem: hallelujah7/Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Conte histórias para uma criança

» O tesouro de Forrest Fenn

» Estou com tempo livre, o que fazer?

 

AS LENDAS POR TRÁS DO TANGRAM

 

Existem algumas lendas que explicariam qual a origem do tangram. Todas essas lendas são bem fofinhas e exigem um pouco de licença poética, já que seria difícil algo quebrar de forma perfeitamente linear, exceto se já possuísse uma junta assim... Pois bem, quais seriam essas lendas?

 

- O espelho do imperador: o imperador Tan teria um espelho. Quando um mensageiro deixou esse espelho quebrar, formaram-se sete pedaços e, enquanto ele tentava juntar os pedaços e chegar à forma original, obteve muitas figuras.

- O diário da viagem: um discípulo ganhou um espelho quadrado (ou uma porcelana) de seu mestre, para registrar o que se passasse durante uma viagem ao redor do mundo. Ele não entendera o porquê de ser aquele(a) espelho/porcelana, até que, quando o objeto se partiu, o mestre falou que o espelho permitiria representar o que ele viesse a se deparar na viagem.

 

O TANGRAM CHINÊS

 

O tangram pode ser a decomposição de diversos polígonos, mas o mais tradicional é, justamente, o chinês. Essa tangram é formado pela decomposição de um quadrado.

 

Para formar as peças do tangram chinês, traçamos a diagonal principal do quadrado (de baixo para cima) (1). Depois, traçamos um segmento do ponto médio dessa diagonal até o vértice do quadrado (2).

 

Após, é traçada uma paralela à diagonal principal, usando os pontos médios das arestas direita e inferior (3). A linha que partia do vértice superior esquerdo, então, é prolongada até essa diagonal (4).

 

Por fim, da união entre a linha que une os pontos médios direito e inferior e esse segmento da diagonal secundária, traçamos uma linha vertical até a diagonal principal. Também traçamos uma paralela à diagonal secundária partindo do ponto médio inferior (5).

 

 

Sequência para montar os segmentos do instagram
[Tangram sem recolocação das peças, na forma quadrada (original). Imagem: O Blog do Mestre]


 

Com todos esses desenhos, formamos sete peças (tans): dois triângulos retângulos grandes, um triângulo médio, dois triângulos pequenos, um quadrado e um paralelogramo. Não importando a figura formada, a área se mantém, mas o perímetro se altera.

 

QUANTOS DESENHOS SÃO POSSÍVEIS COM AS PEÇAS FORMADAS?

 

São muitas as opções de desenhos que podem ser formados. Fala-se em mais de mil e setecentas figuras, dentre as quais: gato, coração, peixe, casa, coelho, cisne, barco, cachorro, hexágono, árvore, vaca...

 

 

Algumas das figuras feitas com o tangram
[Algumas figuras formadas a partir do tangram. Imagem: Para Educar/Reprodução]


 

 

OS TANGRANS CERÂMICOS

 

Houve uma inspiração nos tangrans pela cerâmica Portobello para lançar uma linha com esse nome. Pode até ser bem bonita, mas está mais para algo em relevo (os chamados revestimentos “3D”) do que um tangram, pois só se nota duas divisões diagonais nas peças, como se fosse a montagem incompleta.

 

Cerâmicas da linha chamada de tangram
[A linha de cerâmicas “Tangram”. Imagem: Portobello/Reprodução]


 

COLOR PXL

 

Além dos tangrans, existem outras várias composições geométricas e formatos de desenhos que podem aflorar a nossa criatividade e ocupar nossas horas vagas. Uma delas é o próprio quebra-cabeças, ou o Color PXL, este último que foi tema de postagem aqui no Blog. Para saber mais sobre o Color PXL, acesse o texto clicando no link da barra azul logo abaixo 👇:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Color PXL

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários