Estou com tempo livre, o que fazer?

Variedades


Tempo livre é um desafio para nossa criatividade. Entretanto, não basta só ocupar esse bem precioso que é o tempo sem transformá-lo em descanso, lazer ou crescimento pessoal, com cursos ou novos hobbies. Tendo contato com novas habilidades, há pessoas que descobrem talentos escondidos e chegam a descobrir sua nova fonte de renda.

Mas, para que isso aconteça, é preciso começar. Vamos ver mais sobre algumas possibilidades para você?


https://www.oblogdomestre.com.br/2020/03/AtividadesComoCozinhar.Pinturas.DIYeOutras.Arte.variedades.html
[Pintura é uma das opções relaxantes para ocupar seu tempo livre. Imagem: bodobe/Pixabay]



DO IT YOURSELF (DIY) – FAÇA VOCÊ MESMO


Faça você mesmo ou do it yourself (DIY) é uma linha de trabalhos manuais que envolvem pequenos consertos em casa sem o auxílio de profissionais. Isso serve para reparos em cadeiras, mesas, alguns tipos de pinturas em objetos ou mesmo a confecção de itens personalizados. O DIY ajuda as pessoas a criarem mais e até a transformarem coisas inúteis em objetos lindos.

O DIY não é recomendável para serviços maiores dentro de casa, como a pintura de paredes, instalações elétricas e hidrossanitárias, estruturas e outros itens de maior responsabilidade. Por outro lado, ser adepto do DIY permite quebrar-um-galho quando é difícil chamar um profissional. Imagine que surge um vazamento em uma torneira e não dá para esperar. Sua casa possui apenas um registro. Você vai ter de fazer você mesmo para tampar o vazamento e reabrir a água em casa.

Há vários vídeos ou tutoriais escritos de faça você mesmo. O programa “É de Casa”, da TV Globo, também costuma abordar várias técnicas nessa linha com youtubers ou profissionais em determinadas áreas.

JOGOS E RACIOCÍNIO

Sozinha ou em pequenos grupos, uma pessoa pode desenvolver seus talentos por meio de jogos e atividades de raciocínio. Uma delas é o quebra-cabeças, que pode ser comprado em peças pequenas ou em muitas peças, o que dá horas de diversão...

A leitura é importante, mas o conjunto entre leitura e escrita mais ainda. Há alguns livros que estão agregando partes em estórias e parte em espaços ou questionamentos em que a pessoa precisa refletir sobre seu cotidiano, coisas que goste e muito mais.

CURSOS ON-LINE


Os cursos on-line aumentaram em número e variedade, permitindo que as pessoas criem novas habilidades, ou mesmo cresçam profissionalmente ou completem os créditos complementares que as universidades exigem. Não necessariamente todos os cursos precisariam ser à distância, pois isso faz perder as interações com colegas, tão importantes no aprendizado, mas alguns cursos nessa modalidade permitem ganhar tempo em situações onde o espaço e a distância dificultem.

O mais legal é que há vários cursos, feitos por diferentes instituições, disponíveis on-line e gratuitos. Alguns desses cursos possuem atividades também on-line ou visualização mínima do conteúdo como requisito para a emissão do certificado.

FAZER UMA COMIDINHA LEGAL


Fazer uma boa comida é algo que exige dedicação e reiteradas tentativas. Há algumas receitas que não dependem apenas de fórmulas prontas como qual o tempo de forno ou quanto de tempero usar, levando o cozinheiro ou a cozinheira a precisar desenvolver esse conhecimento. Essa sensibilidade é importante por que há receitas e receitas, há quem teste mais (como alguns programas de TV) antes de passar as receitas, outras são mal transmitidas ou levam apenas os ingredientes.

Para fazer uma boa comida, é interessante começar pelos itens básicos, quase como uma alfabetização.  Começamos pelo arroz com feijão, bifes, polenta, quirera, lentilha, feijoada... até que se chegue às sobremesas.

Pessoas sozinhas nem sempre se animam a cozinhar, mas pode ser importante para testar o paladar e evitar que os outros virem cobaias. Pode ser, por outro lado, que seus parentes ou amigos gostem de ser cobaias quando o assunto é comida, e, se você não se importar com isso, pode ser uma boa forma de interagir.

APRENDER PINTURA

A pintura é uma das primeiras formas de arte que conhecemos. As pessoas sempre representaram coisas de suas vidas em locais diversos, no que conhecemos como arte rupestre. Antes de existirem as fotografias, a única forma de eternizar formas de pessoas, rostos e muito mais foi por meio de pinturas artísticas.

A pintura depende de conhecimento de técnica e de apurar a visão de mundo, perspectivas e formas. Se você vê água em um ponto inferior na folha e uma árvore em um ponto superior, e diz que a árvore está em cima da água, você precisa melhorar sua percepção. Nas pinturas, temos uma vista bidimensional do mundo que possui mais uma dimensão, a profundidade.

Treinada a vista, é preciso partir para a técnica. Assim como falamos que cozinhar começa do básico, aprender a pintar, tendo uma vista apurada, também depende de começar pelo arroz-e-feijão. É preciso entender algumas das principais técnicas de pintura e fazer as formas básicas, para criar um senso da técnica e então poder criar e se aperfeiçoar ainda mais.

Há duas opções interessantes para esse aprendizado, que são a pintura a óleo e aquarela. A aquarela consiste em pintura com pigmentos que se transformam em tinta quando unidos à água, aplicados sobre o papel. Já a pintura a óleo consiste em tintas que são aplicadas sobre telas de tecido, cujo relevo é mais marcante do que a aquarela, mas se nota menos os efeitos de transparência.

Uma excelente dica para aprender a pintar é ter um livro sobre o assunto. Esse e-book ajuda você a começar do zero.

POR FIM


Há várias coisas que podem ser feitas enquanto você está com tempo livre. É preciso buscar alguma ou várias que possam agregar, divertir, valer seu tempo. Se você souber de mais algo interessante para fazer no tempo livre, deixe sua sugestão nos comentários.


👉 E ainda mais para você: Time-lapse


GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários