Time-lapse


Tecnologia


O progresso é algo que chama a atenção, deslumbra os olhos, não é mesmo? Pode parecer discurso de político, mas é um dos princípios do time-lapse, que é uma técnica de planejamento utilizada nas indústrias seriadas ou não, com abordagens diferentes.

https://www.oblogdomestre.com.br/2018/09/Time-Lapse.Tecnologia.Arte.html
[Imagem: Fotoguru]



Time-lapse vem do inglês e pode ser traduzido como "intervalo de tempo". Consiste na coleta de imagens em um mesmo ponto em um instante t° e em instantes t', t", t'" ... posteriores. Com essas imagens é possível ver qual o avanço em dada tarefa ao longo do tempo, e se esse avanço condiz com o planejado.

Na indústria seriada, as análises de imagem ocorrem após ver um ciclo de produção. Isso ocorre porque há repetitividade, então se pode intervir com sucesso nos processos industriais futuros.

Já em indústrias não seriadas, como a de construção civil, o time-lapse precisa ser aplicado e avaliado durante a execução de um projeto. Para isso, pesquisas trabalham em aprimorar interfaces que coletem imagens de câmeras e gerem comparativos com modelos BIM 4D. Essas interfaces podem apontar partes adiantadas, no prazo ou atrasadas usando destaque em cores do verde mais escuro ao vermelho. No Brasil já há exemplos de uso na construção residencial e na indústria de obras em saneamento básico.

Há outros exemplos reais que se assemelham ao time-lapse. Um deles é tecer comparações de mudanças em locais diversos do globo utilizando as imagens históricas oferecidas pelo software Google Earth. Esta função, incorporada ao aplicativo recentemente, permite navegar utilizando uma régua como linha do tempo.

Outro exemplo real e curioso que poderia ser uma espécie de time-lapse é mostrado em um quadro do Caldeirão do Huck, na TV Globo. Inicialmente estrelado pelo próprio apresentador, o quadro mostra cenas revividas anos após, sendo a primeira durante a infância.

Ainda se pode citar a técnica artística de sobrepor faixas de fotografias tiradas em um mesmo local, mas em diferentes momentos do dia. O resultado de um trabalho assim está ilustrado na imagem desse post.

Já que o tempo irá passar, devemos tomar lições do que aconteceu. É essa ideia que está por trás das análises e controle por time-lapse.



👉 E ainda mais para você: Easter Eggs



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários