Alimentos
Além do café, outra opção de bebida para aquecer, dar aquele ânimo ou ainda acompanhar as refeições é o chá. Dentre os chás, existe uma ótima opção, que é o matchá.
Você já ouviu falar? Siga e descubra mais sobre essa delícia de bebida!
![]() |
[Cumbuca com matchá. Imagem: Charlotte May / Pexels | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» O que são alimentos plant based?
» As funções do óleo de palmiste
O QUE É O MATCHÁ?
O matchá é uma bebida muito consumida pelas japonesas e que vem ganhando espaço no ocidente. O surgimento foi no oriente, mas na China.
A tradição ser maior no Japão se deve aos monges zen-budistas, que levaram a bebida para lá. Com o tempo, tornou-se símbolo cultural.
Há várias propriedades medicinais no matchá. Ele auxilia em cuidados com a pele, prevenção de doenças e alimentação mais saudável. Como forma de autocuidado, as orientais tomam matchá todas as manhãs, num ritual bem definido.
Na aromaterapia, o matchá também é usado. Os benefícios são aumentar a concentração, controlar a ansiedade e melhorar o sistema imunológico.
Para fazer o matchá, extrai-se um ingrediente da Camellia sinensis, mesma planta usada para fazer o chá preto e o chá verde. Ele é produzido usando as folhas jovens da planta, cultivadas à sombra por vinte a trinta dias antes da colheita. Esse cuidado especial aumenta a concentração de nutrientes e antioxidantes.
O matchá é feito à base das folhas da Camellia sinensis após colher, vaporizar, secar e moer, tendo o aspecto final de um pó verde e escuro. Esse pó pode ter até três vezes mais cafeína do que o chá verde convencional. O uso mais comum é em chás e bebidas frias.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CHÁ VERDE E MATCHÁ?
A planta de que são extraídos é a mesma, mas a produção e cultivo são diferentes. Para o chá verde, usa-se folhas que crescem à luz do Sol até a colheita. No caso do matchá, o cultivo à sombra antes de colher aumenta a produção de clorofila e aminoácidos.
A quantidade de antioxidantes em relação ao chá verde aumenta muito. Outro fator é o consumo do matchá, onde se ingere a folha inteira em pó, ao invés de ser a infusão, como no caso do chá verde.
FALANDO MAIS NOS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
O matchá possui um efeito energético, devido à cafeína, além de outros benefícios:
× Antioxidantes - O matchá é extremamente rico em antioxidantes, especialmente catequinas, que ajudam a neutralizar os radicais livres. São dez vezes mais antioxidantes do que o chá verde, o que promove a redução do risco de doenças crônicas e degenerativas, como câncer e doenças cardíacas.
× Melhora a saúde cardiovascular - O consumo regular de matchá pode ajudar a reduzir a pressão arterial e o colesterol. As catequinas também têm um efeito protetor sobre as artérias.
× Combate ao envelhecimento - Polifenóis e catequinas combatem os radicais livres, retardando sinais de envelhecimento precoce, como rugas e manchas na pele. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias ajudam a preservar a saúde da pele e dos tecidos.
× Auxílio ao controle de massa corporal - O matchá acelera o metabolismo, promovendo a queima de gordura e, com isso, redução de massa corporal, dentro de um contexto saudável. Seu efeito termogênico facilita o emagrecimento dentro de uma dieta equilibrada e exercícios físicos.
× Promove a melhoria da função cerebral - Por conter L-teanina, um aminoácido, gera relaxamento sem causar sonolência. Combinada com a cafeína presente no matchá, a L-teanina melhora a atenção e o foco, além de ser estudada por possíveis benefícios na prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.
× Possui propriedades anti-inflamatórias -
Os polifenóis do matchá são altamente anti-inflamatórios, auxiliando no combate à artrite. Ao reduzir a inflamação, pode melhorar a mobilidade e aliviar dores associadas a essas condições.
Apesar de todos os benefícios, como qualquer alimento, é necessária moderação. Como é rico em cafeína, o matchá em excesso pode causar efeitos indesejados como insônia, irritabilidade e taquicardia.
O PREPARO DO MATCHÁ
Para os japoneses, o preparo do matchá é um ritual, com o uso de três objetos: a tigela (chawan), um batedor (chasen) e a colher de bambu (chashaku). É nessa versão em bebida que as propriedades são mais eficientes, apesar de não ser a única possibilidade do matchá.
Para fazer infusão, adicione uma colher de chá de matchá numa tigela com 60 a 100 mL de água quente (em torno de 80 °C). Use o batedor de bambu (chasen) e misture o pó na água com movimentos rápidos, fazendo uma espuma suave na superfície. Fazendo dessa forma, o sabor e a textura do matchá são realçados.
Além disso, há outras possibilidades:
× Matchá latte: pode-se trocar a água por leite (ou bebidas vegetais genericamente chamadas de "leites", como leite de amêndoas ou aveia). Primeiramente se dissolve o matchá em um pouco de água e, após, é adicionado o leite vaporizado. A bebida resultante é bem cremosa.
× Smoothies e shakes: nesses smoothies ou shakes pode-se adicionar uma colher de chá de matchá, enriquecendo a bebida com antioxidantes.
× Sobremesas e doces: o pó de matchá pode ser usado em receitas de bolos, cookies, muffins e até brigadeiros, dando uma cor vibrante. É comum encontrar sorvetes, pudins e mousses à base de matchá. Em reportagem do Globo Repórter, a jornalista que provou um pudim com matchá citou a refrescância como um ponto forte desse elemento adicional.
× Culinária salgada: ao misturar o pó em temperos para marinadas, ou ainda para dar cor e sabor em massas caseiras, pães ou até mesmo risotos.
× Matchá gelado: já ouviu falar em café gelado?! O matchá também tem sua versão para os dias quentes. Primeiramente, dissolva o pó em um pouco de água quente e depois adicione gelo e água fria. Outra opção é usar leite gelado ao invés de vaporizado e criar um matchá latte gelado. Para suavizar, adoçar com mel ou xarope de agave pode equilibrar o amargor natural do matchá.
VOLTANDO A FALAR DE CAFÉ
Além do matchá, café é uma famosa bebida e pode ser feito na hora, ou com o uso de pó para preparo instantâneo. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, descubra como esse segundo tipo é fabricado:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Como é feito o café solúvel ou instantâneo?
GOSTOU DESSA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!