O que significa Plant based?

 Ciência & Saúde

 

O conceito de plant based é de produtos que usam vegetais no lugar de carne e do leite, ou seja, é bastante simples. Mais interessante é entender todo o movimento que explica o interesse nesses produtos desde os centros de pesquisa até os supermercados. Vamos saber mais?!

 

Vários alimentos plant based

[Muitas coisas boas podem fazer parte desse conceito. Imagem: Globoesporte | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que é óleo de palmiste?

 

» Sabe o que é o bacuri?

 

» O que é a baunilha?

 

VEGANO, VEGETARIANO, PLANT BASED

 

Não são apenas nomes diferentes, mas eles realmente possuem significados diferentes, certo modo conectados, mas variando conforme o grau de restrição no que se refere à produção e ao produto.

 

Vegano seria o termo mais restritivo. Ele envolve a comida, estilo de vida e o modo como os produtos consumidos (alimentares ou não) são produzidos, dentro de um arcabouço ético. A origem está no inglês vegan, criado em 1944 por Donald Watson.

 

No veganismo, laticínios, ovos, carne, peixe, aves e mel são excluídos da dieta. Animais não podem ser usados na matéria-prima, testes em laboratório ou exploração em serviços.

 

Uma pessoa vegetariana restringe a alimentação aos produtos de origem vegetal, mas esse conceito não vai além dos alimentos. Algumas pessoas ajustam a alimentação restringindo alguns tipos de carne e outros não... existe também o flexitarianismo... são várias ideias.

 

Plant based ou baseado em plantas é um termo que fala de alimentos com baixo teor de gordura e muitas fibras vegetais, criado nos anos 1980 por T. Colin Campbell. O foco estava na qualidade da dieta e não na preocupação animal.

 

O termo cresceu em popularidade e agora se refere a produtos alimentícios feitos com vegetais, mesmo que industriais. Como o nome 'vegano' carrega um impacto maior e é ideológico, 'plant based' se tornou algo mais ameno, mais simples de carregar num rótulo ao mercado consumidor mais geral.

 

Vegana ou vegetariana ou plant based, uma dieta com maior foco em vegetais traz benefícios à saúde e pode se converter em menor impacto ambiental. Maior sustentabilidade é um benefício global.

 

NO MUNDO DA ALIMENTAÇÃO

 

Existe uma linha mais tradicional no Plant Based, chamada de Whole Food Plant-Based Diet ou dieta à base de alimentos totalmente vegetais. Nessa linha, busca-se ingredientes frescos, mais vegetais e alimentos com pouco nível de processamento.

 

Já quando se fala apenas em plant based, teríamos produtos com matérias-primas vegetais, mesmo que industriais. Nesse caso, "carne vegetal" e "carne feita de plantas" são produtos plant based, mas bem processados. Produtos mais consolidados como leites vegetais (de soja, castanhas, amêndoas e coco) também entram nessa lista.

 

A BRF possui versões Plant Based para sua linha Speciale de hambúrgueres e também a Sadia Veg & Tal, com tortas, nuggets e hambúrgueres 100 % vegetais. Na JBS, surgiu a "Incrível Seara".

 

Ainda no setor frigorífico, a Marfrig lançou o Revolution Burger. Esse produto está presente em franquias de restaurantes como Outback e Burger King.

 

EM OUTROS SETORES

 

Produtos plant based são movimentados por buscas mais sustentáveis, de cuidado com fabricação, ética no manejo animal e vários outros motivos. Há uma projeção de crescimento de até 60 % desse mercado até 2025.

 

No setor de limpeza, existem produtos biodegradáveis, com menos compostos orgânicos voláteis e outras substâncias mais pesadas, de marcas nacionais e estrangeiras como Gtex Brasil e Sétima Geração (da Unilever).

 

DADOS DESSE MERCADO

 

Se a projeção de crescimento é grande, os dados de crescimento consolidados também são. A agência Euromonitor indica um crescimento de 11,1 % a.a. nos últimos cinco anos. Outras tendências demonstram substituições de carne por vegetais em dietas flexitarianas, bem como a redução do consumo de carne pelos brasileiros no ano de 2020.

 

E ONDE O FLEXITARIANISMO ENTRA NISSO?

 

Se você pensa em adotar o flexitarianismo, comprar produtos plant based pode te ajudar. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, entenda melhor como as duas coisas funcionam:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O flexitarianismo

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários