Alimentos
Bem quisto por uns, amaldiçoado por outros, o café solúvel, também chamado de café instantâneo, é uma das maravilhas do mundo moderno. Basta obter água quente, misturar com açúcar (se desejar) e aquele cafezinho para aquecer o coração está pronto!
Ao longo deste post vamos ver sobre o café solúvel e suas semelhanças e diferenças quanto a outros cafés. Iremos responder também se existe algum ingrediente a mais em sua receita.
[Uma colherinha de café solúvel. Imagem: Marta Nogueira / Pexels | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Aprenda a fazer um delicioso dadinho de tapioca
» O que é a baunilha? De onde ela vem?
» Quais os benefícios dos produtos sem lactose?
A PRODUÇÃO DE CAFÉS
O café é produzido utilizando os frutos da árvore cafeeira (Coffea sp.). É uma árvore de origem etíope, das regiões mais altas. Depois, levada para terras árabes, foi muito apreciada e se atribuiu usos medicinais ao café.
Apesar de que hoje exista plantio nacional, foi necessário que se trouxesse o café para o Brasil. A árvore cafeeira passou a ser cultivada aqui no século XVIII (período colonial) em Belém (PA). Após, disseminou-se pelo Maranhão, Bahia e, por fim, para outros estados, até que iniciasse o Ciclo do Café.
Existem mais de vinte e cinco variedades de café. Das variedades existentes, o café Arábica é o mais comum na produção dos cafés especiais e o Robusta nas demais linhas.
As mudas são feitas em viveiros. Depois de transplantadas ao cafezal, começam a produzir entre três a quatro anos.
A colheita é feita de forma manual ou mecanizada. Os frutos colhidos passam por lavagem e despolpamento, quando se extrai os grãos, que serão levados à fábrica para secar e torrar.
A torra muda o café final. Torras leves geram cafés suaves, aromáticos e mais ácidos, usuais em expressos de máquinas. Torras médias levam a cafés mais amargos, consumidos após passagem pelo filtro de pano ou de papel.
Após a torra, o café passa pela moagem, que pode ser fina, média ou grossa. Em cafés rápidos, como o expresso, a moagem é fina visando a absorção rápida de sabor quando a água passa. Para cafeteiras com filtro ou café tradicional, a moagem mais grossa é necessária, visto que o café precisa ficar mais tempo para liberar o sabor.
Ao final do processo, o café é testado quanto a sabor e qualidade. Feitos os testes, é embalado e comercializado.
O CAFÉ SOLÚVEL
O café solúvel ou instantâneo passa por alguns processos a mais na sua produção, os quais serão descritos mais tarde. O primeiro café assim data de 1771, da Grã-Bretanha. O nome dado foi de "composto do café", com patente concedida pelo governo britânico.
Na América, o primeiro café solúvel surgiu em 1851, sendo utilizado na Guerra Civil por soldados que queriam mais energia e facilidade de transporte.
Ainda não era uma solução bem desenvolvida. Isso viria mais tarde, com o primeiro pó de café solúvel estável criado pelo químico nipo-estadunidense Satori Kato. A criação data de 1901, Chicago, e a patente de 1903.
Em 1929, houve um problema de excedente de café no Brasil e, com isso, a Nestlé acabou aprimorando a fórmula de fabricação de café solúvel. Em 1938, na suíça, foi lançado o Nescafé e desde então o café solúvel foi sendo aprimorado.
Café solúvel é preparado usando um extrato concentrado do café moído. Compostos de água são removidos do extrato, ficando algum fragmento seco ou poeira. Quimicamente, a cafeína é mantida e os polifenóis também, o que mantém as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A acrilamida, por sua vez, pode ocorrer em concentração de duas vezes a do café recém-torrado, mas estudos do National Cancer Institute não observaram evidência de relação entre a substância e o câncer.
Para a produção do café solúvel, primeiro o café é hidratado. Após, pode ser seco por liofilização ou pulverização.
Na hidratação do café, o mesmo é imerso em água visando um produto concentrado, que possa preservar aroma e sabor. Após, ocorre a secagem, onde variam os processos.
Por liofilização, o concentrado vai a câmaras e é congelado rapidamente, virando cristais de gelo. Com um sistema a vácuo, as câmaras são aquecidas, o que condensa a água congelada e então ela é removida do café.
Se o processo for de pulverização ou aspersão, forma mais barata de processamento, o café é pulverizado em spray a trinta metros de altura. Na queda, perde umidade, restando o café solúvel.
OUTROS TIPOS DE CAFÉ
Do processo de fabricação, surge um café de boa qualidade e que atende às necessidades de uma parcela do público. Há algumas pequenas diferenças quanto ao aroma e sabor (flavor).
Café recém moído possui todos os óleos essenciais e substâncias intactas. O sabor se torna mais completo e sutil do que o café instantâneo, mais processado.
Em geral, usa-se café Robusta na produção. Como vimos, é um café mais barato do que o Arábica, usado nos especiais.
Quanto ao aroma, como o café solúvel passa duas vezes pela água aquecida, na fabricação e depois no consumo, existe uma pequena perda. O aroma mais intenso acontece no primeiro aquecimento.
Para cafés comuns, existem variações como:
× Café expresso (puro).
× Macchiato (expresso com espuma de leite).
× Espresso panna (com um pouco de chantilly).
× Café com leite (o clássico, que ficou na História do Brasil).
× Capuccino.
Além disso existem os descafeinados. É possível produzir cafés solúveis que também sejam assim. Os teores máximos de cafeína são regulados pela Anvisa e na fabricação, buscando evitar a perda de sabor, o café passa por uma imersão em outras substâncias de café que auxiliem na redução dessa perda.
Por fim, pode-se citar o café em cápsula. É um café torrado, moído e armazenado em uma cápsula de plástico ou de alumínio, que preserva bem uma pequena quantidade de café, em várias opções de sabor.
APRENDA A FAZER UM DELICIOSO CAFÉ GELADO
Sabia que além de todas essas opções, ainda existe o café gelado?! Entenda mais dessa delícia na sugestão a seguir 👇🏻!
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Como fazer café gelado: dicas e receitas para o café perfeito
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!