O que é o Soroban?

 Curiosidades

 

O Soroban é uma ferramenta que permite treinar habilidades como concentração e rapidez de raciocínio. É um instrumento que permite treinar a memória também e ganhar agilidade motora. Vamos saber mais?

 

Um dos modelos de Soroban

[Um tipo de Soroban com peças de mesma cor. Imagem: Japão em Foco | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O surgimento do zero

 

» Como era o osso de Ishango

 

» Curiosidades sobre o Tangram

 

O QUE É O SOROBAN?

 

O Soroban (そろばん) é uma ferramenta milenar de cálculo, criada pelos japoneses. Lembra um ábaco chinês (Suanpan), mas possui suas particularidades. Esse ábaco chinês data do final do século XVI.

 

No Soroban existe uma moldura que abriga peças internas móveis, sendo dividido por uma peça horizontal fixa. Hastes verticais possuem as peças menores, que são deslizáveis para cálculos. 

 

São vinte e três colunas com cinco peças cada uma. Quatro delas ficam abaixo da barra horizontal e uma acima.

 

COMO O SOROBAN FUNCIONA?

 

As colunas com peças deslizáveis representam unidades, dezenas, centenas e assim por diante. A haste horizontal fixa divide uma zona superior e inferior.

 

Pode-se movimentar essas peças para fazer adições, subtrações, multiplicações, divisões, raiz quadrada e cúbica. Isso possibilita fazer algumas conversões de unidades, ou mesmo trabalhar com números negativos. No começo, o Soroban está zerado, com nenhuma peça encostada na barra horizontal. 

 

Ao mover cada peça, temos um novo número. Movimentando uma peça da parte inferior para cima, tem-se o número um. Movendo duas, o número dois, e assim sucessivamente. Essas peças da parte inferior valem um, mas existem as da parte superior, com valor cinco.

 

Com isso, de cinco em diante, é preciso mexer também com as peças superiores, movendo uma delas para baixo para formar cinco. No seis, precisa mover uma peça inferior e uma superior (cinco mais um), em sete mover a superior e duas inferiores (cinco mais dois) e assim por diante.

 

OS NOMES DAS PARTES DO SOROBAN

 

Cada parte do Soroban recebe um nome, que também tem origem japonesa:

 

× hari: barra horizontal que divide a parte superior da inferior;

× waku: moldura;

× teiiten: referência que indica a ordem;

× tama: peça que desliza;

× godama: tama da parte superior (céu);

× ichidama: tama da parte inferior (terra);

× keta: coluna onde as peças deslizam.

 

Também há um nome à técnica de uso. Em japonês, ela é chamada de shuzan (珠算).

 

UM RECURSO ACESSÍVEL

 

O Soroban pode ser utilizado por pessoas com deficiência visual, pois depende do tato para seu funcionamento. Isso ajuda a melhorar a coordenação motora e também permite um ganho de autonomia.

 

Há diferenças no ensino e uso. A pessoa com deficiência visual precisa ser ensinada a não deslizar as peças muito rapidamente, o que pode dificultar os cálculos e seu entendimento.

 

USOS DO SOROBAN

 

Ele já foi muito comum em escritórios e comércios, mas perdeu espaço para os computadores, em função da agilidade e praticidade. Ainda existem os usos educacionais em escolas e, como citado acima, para o ensino de PCDs, sendo uma ferramenta acessível.

 

Num grau superior de conhecimento, crianças podem mentalizar o Soroban. Essa técnica faz com que façam cálculos muito rápidos, e é o segredo de algumas crianças que encantam a todos no quadro "Pequenos Gênios", do Domingão com Huck.

 

Para diversão, existem campeonatos de Soroban no Japão. Nesses campeonatos há categorias de crianças, jovens e adultos.

 

ONDE APRENDER?

 

Além de aprendizado na escola regular, existem as escolas especializadas japonesas. Na internet também é possível encontrar vídeos e tutoriais escritos.

 

Existem recursos on-line que emulam um Soroban. Além disso, é possível comprar um Soroban físico, mas cuidado: às vezes o anúncio é do ábaco chinês.

 

OUTRA FORMA DE EXERCITAR O RACIOCÍNIO

 

Além do Soroban, também existem outros recursos lúdicos que ajudam a exercitar o raciocínio lógico. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, falamos mais sobre quebra-cabeças:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como montar um quebra-cabeças?

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários